Grupo Pestana autorizado a avançar com Pestana Tróia
Em comunicado, o grupo liderado por Dionísio Pestana revela que, em Maio, recebeu a aprovação de três projectos em curso, o Pestana Tróia Eco Resort, em Portugal, o Pestana Miami, que marca a sua entrada nos EUA, e o Pestana Berlim, que dá continuidade ao objectivo de ter uma presença nas capitais europeias.
Além de conseguir "luz verde" nestes projectos, o grupo Pestana "encontra-se também em fase final na negociação do contrato de concessão com a Câmara Municipal de Cascais" para a exploração por 70 anos da Cidadela de Cascais como Pousada Histórica.
A Câmara Municipal de Grândola o Plano de Pormenor do Pestana Tróia Eco Resort, a ser ratificado, pela Assembleia Municipal quinta-feira, e que um aparthotel de cinco estrelas com 150 quartos (300 camas), dois aldeamentos compostos por moradias, town-houses e alguns apartamentos, uma pequena área comercial e uma infra-estrutura de animação desportiva e lazer.
Uma fonte do grupo Pestana disse à Lusa que o investimento previsto no Pestana Tróia Eco Resort, com mais de metade da área ocupada pela Reserva Ecológica Nacional e Áreas Verdes de Protecção, é de cerca de 100 milhões de euros, para um prazo de cinco anos, com início em 2010.
O Historical Board da Cidade de Miami, responsável pela aprovação dos projectos no Bairro Art Deco de South Beach, aprovou o projecto do Pestana Miami, um hotel de quatro estrelas superior, com 100 quartos e um investimento previsto de mais de 15 milhões de Euros, refere o comunicado.
Em Berlim, foi aprovado o projecto do Pestana Berlim, um investimento de 25 milhões de euros, para um hotel igualmente de quatro estrelas superior, com 137 quartos e cinco suites, situado no centro da cidade.
Para o administrador do grupo Pestana responsável pela Área de Desenvolvimento, José Roquette, citado no comunicado, "estas três novas aprovações são a concretização dos planos de investimento já anunciados pelo grupo Pestana e marcam o arranque efectivo destes projectos".
O responsável salienta que "num ano que se tem mostrado difícil, o grupo Pestana mostra, mais uma vez, a sua força e dinamismo no mercado através, não só destes projectos, como ainda pela abertura dos hotéis Pestana Bahia Lodge, Pestana Promenade e Pestana Londres, e das Pousadas de Viseu, Estoi no Algarve e do Freixo no Porto".
O grupo Pestana detém duas marcas de hotelaria (Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal) com 85 unidades e cerca de 8.200 quartos, com presença em nove países, emprega mais de 7.000 colaboradores e em 2008 apresentou receitas de cerca de 457 milhões de euros.