Grupo Media Capital passa de lucros a prejuízos de 1,4 ME no 1.º trimestre
Na informação divulgada através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo de comunicação social considera que "estes resultados estão em linha com o orçamentado para o primeiro trimestre", que tem "menor impacto no ano, por força da sazonalidade", e que é esperado que no final do ano "a performance do grupo esteja em linha com a verificada em anos anteriores".
Ainda entre janeiro e março, o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) desceu 81% para 1,0 milhão de euros, sendo que o EBITDA excluindo gastos com reestruturações desceu 69% para 1,7 milhões de euros.
Os rendimentos operacionais subiram 1% para 39,3 milhões de euros, com a televisão a contribuir com 39,3 milhões de euros, mais 1% do que no primeiro trimestre de 2018, e a produção audiovisual e a rádio com cerca de 5,7 milhões de euros cada uma (menos 23% e mais 42%, respetivamente).
Já o total de gastos operacionais (excluindo amortizações e depreciações) subiram 14% para 38.304 milhões de euros, com os gastos com reestruturações a quintuplicarem para 652 milhões de euros.
O grupo Media Capital destaca o aumento em 4% das receitas publicitárias no primeiro trimestre para 25,2 milhões de euros, sobretudo devido ao crescimento da rádio, onde detém a Rádio Comercial, que aumentou 16% para 4,48 milhões de euros, e do segmento "outros" (que inclui as áreas do digital), de 34% para 930 mil euros.
Já na televisão a publicidade subiu 1% face ao período homólogo para 19,9 milhões de euros.
A Media Capital destacou ainda o desempenho da audiência na rádio, com "audiência acumulada de véspera a atingir 27,1%, superando os 25,3% do principal grupo concorrente".
"Enquanto a Rádio Comercial registou o maior número de ouvintes de sempre de uma rádio portuguesa, a M80 registou o seu maior share de audiência de sempre", refere.
Por fim, o endividamento líquido situou-se nos 89,9 milhões de euros, mais 5% face a dezembro de 2018.
O grupo Media Capital detém canais de televisão (TVI, TVI24, TVI Ficção e TVI Reality), a produtora Plural, as rádios Comercial, M80 e Cidade, entre outras, e ainda plataformas digitais.