Gripe A: 2.º caso nos Jogos da Lusofonia, 102 no País
Um dos novos casos é um jovem de 22 anos que esteve em contacto com o atleta brasileiro que vinha participar nos Jogos da Lusofonia e que não foi sujeito à profilaxia porque não foi referenciado.
"Este jovem não fazia parte da delegação e não foi referenciado. Isto faz lembrar que, se todas as pessoas se identificarem, vamos conseguir controlar as novas infecções", alertou a ministra.
Os outros casos dizem respeito a uma rapariga de 19 anos que, tal como o jovem de 22, está internada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e a duas crianças de 10 anos, vindas do Brasil e do Reino Unido, que estão no Hospital Dona Estefânia, também na capital.
No Porto, no Hospital de São João, está um menino de 8 anos, proveniente do Reino Unido, e uma mulher de 50 anos.
De acordo com a ministra da Saúde, "todos foram medicados e estão clinicamente bem".
Ana Jorge anunciou ainda a existência de quatro novos hospitais de referência para o atendimento dos doentes: o Hospital de Santo António, no Porto, o Hospital de Vila Real, o Hospital Pediátrico de Coimbra e o Hospital de Faro.
A ministra sublinhou que o objectivo principal continua a ser a imediata localização e contenção dos casos e apelou a que, em caso de suspeita de infecção com o vírus da gripe, as pessoas contactem a Linha Saúde 24, que garante o transporte imediato das pessoas para um dos hospitais de referência, reduzindo o risco de contágio.
Segundo caso detectado nos Jogos da Lusofonia
Um voluntário de 22 anos foi hoje confirmado como o segundo caso de Gripe A (H1N1) nos Jogos da Lusofonia, que decorrem até domingo na área metropolitana de Lisboa.
"A Comissão Organizadora dos II Jogos da Lusofonia informa que foi detectado um segundo caso confirmado de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1). O jovem, clinicamente bem, encontra-se internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa", informa, em comunicado, a organização do evento.
Segundo os responsáveis, o jovem voluntário esteve em contacto com o atleta brasileiro Eric Mancini, o primeiro caso confirmado, no domingo, e único, até ao momento, de atletas que disputam a competição.
O praticante de ténis de mesa, de 20 anos, desembarcou na capital portuguesa na quinta-feira, oriundo de São Paulo.
"Após confirmação laboratorial de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), foram adoptadas as medidas e activados os mecanismos necessários para evitar a propagação do vírus. Os contactos próximos do jovem, todos eles assintomáticos, iniciaram já quimioprofilaxia", acrescentam ainda os responsáveis no mesmo texto.