A adesão à greve dos trabalhadores da Portway estava este sábado de manhã nos 70% e foram cancelados três voos -- dois da Easyjet e um da Brussels Airlines -, avançou à Lusa fonte do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC)..Em declarações à Lusa, o dirigente do SINTAC Fernando Simões disse que esta manhã já tinham sido cancelados três voos e que a média global nacional de adesão à greve por volta das 12:00 de hoje "rondava os 70%".."A adesão continua a dar sinais de ser muito idêntica à de ontem [sexta-feira], desde as primeiras horas da manhã, porque todos os aviões saíram com atrasos que variaram entre os 30 minutos a uma hora" e a tendência é de "continuar os atrasos e os constrangimentos", avisou o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil..Em 20 de dezembro, o SINTAC anunciou um pré-aviso de greve na Portway para os dias 27,28 e 29 de dezembro nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.."Temos cancelamentos [do Aeroporto Internacional] de Genebra [Suíça] e do [Aeroporto] Paris Charles de Gaulle [França]" e "temos também o cancelamento do voo da hora de almoço [12:30] da Brussels Airlines [Bélgica]", disse Fernando Simões, acrescentando que para domingo, dia 29, estão "confirmados" os cancelamentos dos "dois voos da Brussels Airlines"..A informação dos cancelamentos foi retirada do sítio da Internet da ANA Aeroportos, acrescentou o sindicalista..Para além dos cancelamentos de voos, há relatos que desde sexta-feira, "há comandantes a fazer folhas de carregamento [de bagagem] à mão, estando esses comandantes a assumir a responsabilidade que devia ser do departamento de load control da Portway" (empresa de assistência em terra nos aeroportos), alertou o dirigente do SINTAC.."Quando o carregamento não é bem feito pode passar por muitas vertentes. Uma trimagem [a trimagem da aeronave garante que a mesma possa ter um voo reto e nivelado] mal feita de uma aeronave pode dar dificuldades no seu voo, pode dar instabilidade da aeronave, pode dar um sem-fim de cenários que é melhor nós nem pensarmos neles", explicou o sindicalista, referindo que tudo o que entra para uma aeronave -- seja passageiros, combustível, correio e ou bagagens, tem de ser "contabilizado de forma muito específica para que sejam asseguradas todas as regras de segurança que são impostas ao setor"..Fernando Simões referiu que o SINTAC tem "muitas reservas e muita apreensão sobre a forma e a maneira como estão a ser efetuados os carregamentos", que estão a ser feitos "na forma do 'desenrasca' sem ter os procedimentos de segurança que deveriam estar a ser cumpridos"..Na altura do pré-aviso de greve, o SINTAC, em comunicado, indicou que decidiu avançar para a greve porque a empresa, "através dos seus administradores pertencentes ao grupo Vinci, "não cumpriu o devido descongelamento de carreiras no passado mês de novembro conforme tinha assinado em 2016"..O SINTAC referiu que, "como se ainda não bastasse", a empresa "começou a cortar abonos sociais e direitos adquiridos por todos os seus trabalhadores ao longo de 20 anos, não reconhecendo assim todo o esforço dos trabalhadores ao longo dos anos, e tudo isto com um único objetivo, o de não baixar os seus lucros a fim de poder encher ainda mais os cofres do grupo Vinci.