Grenfell Tower. Divulgado vídeo do interior do prédio onde morreram mais de 80 pessoas
A polícia metropolitana britânica divulgou um vídeo gravado pelos agentes no interior do prédio de 24 andares Grenfell Tower, que pegou fogo a 14 de junho matando pelo menos 80 pessoas e ferindo mais de 70.
As imagens mostram os polícias a subirem pelas escadas do edifício parcialmente destruído pelas chamas e que foi apelidado de "torre do inferno".
Há ainda vítimas deste incêndio em Londres por identificar e a polícia procura agora pelos mais pequenos indícios que possam ajudar nesta tarefa, como fragmentos de ossos e dentes.
O sargento Alistair Hutchins, da unidade de identificação de vítimas de desastres, disse que estão a ser realizadas buscas minuciosas em todos os andares com pequenas pás e peneiras, segundo o Telegraph.
Hutchins reconheceu a frustração das famílias das vítimas que continuam sem informações mas pediu que todos sejam pacientes. "Estamos a fazer o melhor que podemos por vocês", disse o sargento.
A polícia britânica confirmou no final do mês passado que serão necessários vários meses para se conhecer o balanço definitivo do incêndio.
"Pensamos que cerca de 80 pessoas estão mortas ou presumivelmente mortas" devido ao incêndio que destruiu o edifício de habitação social na noite de 13 para 14 de junho, declarou a superintendente Fiona McCormack, uma das responsáveis da polícia de Londres.
"Serão necessários longos meses antes de podermos fazer um balanço definitivo", disse McCormack. As operações de recuperação dos corpos continuarão "até ao final do ano".
A responsável da Scotland Yard precisou que a polícia ainda não tinha conseguido contactar com os ocupantes de 23 dos 129 apartamentos da torre, situada no bairro de North Kensinton.
"Isso leva-nos a pensar que ninguém daqueles 23 apartamentos sobreviveu", sublinhou na altura.
A polícia metropolitana tem publicado regularmente no Twitter fotografias das vítimas identificadas neste incêndio. As mais recentes imagens divulgadas foram de Zainab Deen, de 32 anos, e Berkti Haftom, de 29 anos.
[twitter:884807936178085890]
O incêndio na Torre Grenfell teve origem num frigorífico, segundo a polícia. O aparelho, um Hotpoint FF175BP, não foi objeto de qualquer retirada do mercado por razões de segurança, precisou Fiona McCormack, acrescentando que o governo ordenou uma avaliação imediata daquele modelo.
McCormack disse também que partes do revestimento do edifício recolhidas pelas autoridades chumbaram em todos os testes de segurança.
[artigo:8563694]