Grécia já está a discutir esboço do acordo para terceiro resgate
A Grécia está cada vez mais perto de conseguir fechar o esboço de um acordo para o terceiro resgate na terça-feira e receber uma primeira tranche do novo empréstimo, que pode ir até 86 mil milhões de euros, no dia 20. Segundo fontes do governo de Atenas, o documento já está a ser discutido pela equipa de Alexis Tsipras e este otimismo é partilhado por várias fontes de Bruxelas.
Nas últimas semanas, a Comissão Europeia e o governo helénico têm mostrado publicamente o seu otimismo em relação ao desenrolar das negociações entre Atenas e os credores, dizendo acreditar na sua conclusão antes da data em que a Grécia tem de pagar cerca de 3,2 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu, precisamente no próximo dia 20.
A alternativa seria Atenas receber um novo empréstimo temporário - como o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, defende que vai acontecer - para permitir o reembolso à instituição liderada por Mario Draghi e evitando que a Grécia entre em default.
"Toda a gente está a trabalhar para o plano A, um acordo com desembolso a 20 de agosto", adiantou fonte europeia à Reuters. Na sexta-feira, o vice-primeiro-ministro grego, Yannis Dragasakis, garantiu que as duas partes estão prontas para um acordo e que, atualmente, "existem alguns temas que estão a ser examinados, mas não "espinhos"".
Após uma conferência telefónica realizada na sexta-feira para analisar o desenrolar das negociações, fontes de Bruxelas afirmaram que estas estavam a correr bem e que poderiam terminar dentro de dias. Se o esboço do memorando estiver pronto amanhã, como planeado, o governo de Tsipras e o Parlamento grego poderão votá-lo logo na quinta-feira. O que abriria caminho para um encontro, ou teleconferência, do Eurogrupo na sexta-feira, no qual será dada luz verde ao terceiro resgate. E a que se seguirão as votações nos parlamentos dos seis países onde tal é obrigatório.