Gravação pública do novo álbum de PJ Harvey já está em curso
O título do projeto não engana ninguém. Recording in Progress ('Gravação em progresso') é o nome da instalação artística concebida por PJ Harvey com o coletivo Artangel e que consiste na gravação pública do seu novo álbum, o sucessor do aplaudido Let England Shake (2011), graças ao qual recebeu o seu segundo Mercury Prize.
Para o efeito foi construído propositadamente no centro cultural londrino Somerset House um estúdio numa casa de vidro onde PJ Harvey se encontrará até 14 de fevereiro a conceber o seu nono álbum de originais. No entanto, só o público é que pode assistir ao processo de gravação, os músicos não têm qualquer contacto visual com quem os está a ver.
Ao longo de 45 minutos a cantora explorou ideias ao lado de colaboradores de longa data, como John Parish, Flood, Terry Edwards ou James Johnson.
As canções que agora estão a ser gravadas debaixo do olhar público já começaram a ser compostas por PJ Harvey há mais de dois anos, avançou Michael Morris, co-diretor do coletivo Artangel, ao jornal britânico The Guardian. No estúdio que agora foi concebido na Somerset House encontram-se rascunhos sobre uma viagem que a compositora fez ao Afeganistão em 2013. O responsável revelou ainda que os temas abordam várias questões relacionadas com o atual contexto geopolítico, sendo uma consequência de viagens que Harvey fez a Washinton D.C. (EUA) e ao Kosovo.
De terça-feira a sábado, até 14 de fevereiro, PJ Harvey revela assim ao mundo como é que concebe as suas canções. No entanto, todas as sessões já esgotaram.