Grande Prémio de Vila do Conde para filme português
O Grande Prémio do Curtas Vila do Conde voltou a distinguir um filme português: Farpões Baldios, de Marta Mateus, venceu a 25ª edição do certame (dois anos depois do triunfo de Filipa César, com Mined Soil). Fábula sobre um Portugal rural em que se cruzam velhos e novos, o filme, de acordo com a acta do júri, pertence a "uma linhagem de obras onde a infância desbloqueia os sofrimentos, os erros e as virtualidades do passado, tradição que devemos, entre outros, a Manoel de Oliveira, a António Reis e Margarida Cordeiro, e a Teresa Vilaverde."
Nos prémios específicos para portugueses, venceu João Pedro Rodrigues com o auto-retrato Où en Êtes-Vous, João Pedro Rodrigues?, uma encomenda do Centro Pompidou. O júri considerou-o "um filme que brilhantemente se debate com o auto-retrato da humanidade por ela própria (...), ao mesmo tempo que desloca os princípios da auto-biografia." Gabriel Abrantes, com Os Humores Artificiais, recebeu o prémio de melhor realizador português.
Nas várias categorias, foram distinguidos o filme de animação My Burden, de Niki Lindroth Von Bahr (Suécia), o documentário O Peixe, de Jonathas de Andrade (Brasil), e a ficção Les Îles, de Yann Gonzalez (França). O prémio Curtinhas, atribuído por crianças entre os 7 e os 13 anos, foi para Revolting Rhymes, Part One, de Jakob Schuh e Jan Lachauer (Reino Unido). From Source to Poem, de Rosa Barba (Alemanha), e Old Habits - Minta & the Brook Trout, de João Nicolau (Portugal), venceram as secções experimental e de telediscos, respectivamente. O prémio "Prize", em serviços de pós-produção, foi para Ricardo Pinto de Magalhães, com Delphine Aprisionada.
[youtube:p_6_12M_EIQ]
Na secção Take One! (filmes de escola), ganhou De Gente se Fez História, de Inês Pinto Vila Cova. Foi também escolhida uma curta para os Prémios de Cinema Europeu: Los Desheredados, de Laura Ferres (Espanha). Quanto ao público, a sua votação distinguiu Retouch, de Kaveh Mazaheri (Irão); entre os portugueses, os espectadores elegeram Surpresa, uma animação de Paulo Patrício.