Grande desfile e piqueniques para encerrar o jubileu de platina da rainha Isabel II
Um grande desfile em Londres e dezenas de milhares de piqueniques entre vizinhos encerram este domingo as comemorações dos 70 anos de reinado da rainha Isabel II, em grande parte ausente devido à sua saúde.
Após duas breves presenças na varanda do Palácio de Buckingham na quinta-feira, a monarca de 96 anos não participou nas grandes celebrações do seu jubileu de platina.
A rainha não compareceu à missa de sexta-feira, nas corridas de cavalos no sábado, nem ao concerto em frente ao Palácio de Buckingham, e não falou publicamente.
O príncipe Carlos, de 73 anos, William, prestes a completar 40, e George, de oito anos, marcaram presença, em primeiro plano, confirmando o afastamento gradual da rainha nos últimos meses por motivos de saúde e a impressão das comemorações do fim de uma era, após um reinado sem precedentes que começou em 6 de fevereiro de 1952, num Reino Unido que ainda era um império colonial e em recuperação do pós-guerra.
O Palácio de Buckingham não especificou se Isabel II fará uma última presença este domingo, durante o desfile que reunirá soldados, dançarinos, marionetistas e artistas e que terminará em frente ao palácio no final da tarde.
O evento marca o fim de quatro dias de celebrações para os ingleses, num momento de inflação descontrolada e escândalos políticos, com uma moção de desconfiança cada vez mais iminente contra o primeiro-ministro Boris Johnson.
A carruagem dourada de 260 anos usada para casamentos reais e coroações abrirá o desfile que celebrará "a rainha e o país" com um desfile militar e depois "os melhores momentos das nossas vidas" (70 anos de moda, música e cultura), "a vida da rainha" em 12 capítulos, antes de um final musical.
Ed Sheeran deverá interpretar a canção "Perfect" em homenagem à rainha e ao príncipe Philip, que faleceu em abril de 2021.
Um dragão gigante, sete autocarros de dois andares e marionetes de corgis, a raça canina favorita da rainha, também estarão presentes.
Apesar do clima chuvoso, espera-se que milhões de pessoas participem em almoços e piqueniques, celebrando com alegria o reinado histórico de uma rainha extremamente popular, próxima e misteriosa, símbolo tranquilizador de estabilidade num século de grandes convulsões.
Em Windsor, 488 mesas foram colocadas na entrada do castelo onde a rainha reside, enquanto o príncipe Carlos e sua esposa Camila se juntaram para almoçar num campo de críquete.
Apesar de ausência no concerto organizado em sua homenagem na noite de sábado, Isabel II, conhecida por seu senso de dever, mas também por seu humor, reservou uma boa surpresa para seus súbditos.
A rainha gravou um pequeno vídeo em que bebe chá com o Urso Paddington, um ícone da literatura infantil britânica.
A audiência do evento atingiu um pico de 13,4 milhões de espetadores na BBC, um sinal da força da monarquia num país muito dividido nos últimos anos devido ao Brexit.