Governo "preocupado" com subida dos juros da dívida

Ministra da Presidência garante que as causas da subida dos juros são internacionais
Publicado a
Atualizado a

A ministra da Presidência considerou hoje preocupante o aumento dos juros da dívida soberana portuguesa, mas sustentou que essa subida se insere num quadro global de instabilidade financeira internacional e não a fatores específicos nacionais.

Estas posições foram transmitidas por Maria Manuel Leitão Marques em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, depois de confrontada com o facto de os juros da dívida portuguesa a dez anos terem atingido os 4,5 por cento.

"Naturalmente o Governo não podia deixar de estar preocupado com essa questão [aumento dos juros da dívida], mas, como é sabido, essa instabilidade é infelizmente global e internacional, afetando mais uns países do que outros. Estamos a olhar atentamente para essa situação, que obviamente preocupa toda a zona Euro e, em particular, os países mais afetados por essa instabilidade", afirmou a ministra da Presidência.

[artigo:5024761]

Maria Manuel Leitão Marques acrescentou, no entanto, que esta situação de instabilidade financeira não se relaciona "com circunstâncias particulares, visto que a proposta de Orçamento do Estado para 2016 foi aprovada pela Comissão Europeia".

"É apenas uma coincidência temporal as duas circunstâncias terem ocorrido", advogou ainda Maria Manuel Leitão Marques.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt