Governo já acionou PRODER para apoio ao pós-incêndio
"Internamente, temos os nossos serviços do terreno - Direção-Geral de Agricultura e serviços de Conservação da Natureza e Floresta - e temos também já a ser mobilizado o PRODER para ver as oportunidades de agilizar as linhas concretas de apoio", disse a governante à Lusa.
"Estamos a falar de 100 milhões de euros que estão disponíveis. Aqui há medidas em concreto para apoio ao pós-incêndio, limpezas, tratamento das florestas, recolha dos materiais queimados. Depois há medidas para o apoio à reflorestação", acrescentou.
Assunção Cristas disse que o Governo vai "olhar em particular para estes casos, de forma a que estas ações possam estar no terreno o mais rapidamente possível".
A governante destacou que o ministério tem ainda 189 equipas de sapadores florestais que "desempenharão também um papel muito relevante no rescaldo dos incêndios".
A ministra do Ambiente disse à Lusa que tem estado em contacto com o ministro da Administração Interna, com o secretario regional na Madeira e com o presidente da câmara de Tavira para ir "acompanhando a situação".
Lembrando que o ano de 2003 foi "gravíssimo em termos de incêndios", Assunção Cristas disse esperar que "este ano não cheguemos a uma situação dessas".
Atribuindo a dimensão dos incêndios à situação de seca que se registou no Inverno, a ministra frisou que "todos os meios estão a ser mobilizados no terreno".
"Está a ser feito tudo o que é possível e necessário para termos uma boa resposta", acrescentou.