Governo de reconciliação nacional tomou hoje posse

O Governo de reconciliação nacional liderado pelo líder da oposição, Mohamed Basindawa, tomou posse hoje em Sanaa para levar a cabo a transição no Iémen, após 10 meses de crise política, informou a agência de notícias estatal Saba.
Publicado a
Atualizado a

Os 34 membros do gabinete, que também tem representantes da oposição e do Congresso Geral do Povo (GPC), que estava no poder, foram empossados pelo vice-presidente Abd Rabbo Saleh Mansour, que dirige o país no período de transição antes da saída do presidente Ali Abdullah Saleh, prevista para fevereiro. De acordo com a agência Saba, a cerimónia decorreu no Palácio Republicano em Sanaa.

O novo Governo, formado após um acordo alcançado a 23 de Novembro em Riad entre a oposição e o regime de Saleh, deve enfrentar a difícil tarefa de restabelecer a segurança e impulsionar a economia, prejudicada pelos 10 meses de disputas, reprimidas a sangue pelas autoridades.

No final deste período de transição estão previstas eleições presidenciais antecipadas, marcadas para 21 de Fevereiro de 2012, altura em que Ali Abdullah Saleh deve abandonar o poder, o que tem sido exigido desde Janeiro nas ruas do país por manifestantes que o acusam de corrupção e de nepotismo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt