Governador de Jacarta vence presidenciais
Estes resultados, que citam a contagem final da comissão eleitoral indonésia, são anunciados algumas horas depois de o antigo general Prabowo Subianto ter rejeitado os resultados do escrutínio e acusado Widodo de "fraudes maciças".
A comissão eleitoral deverá anunciar ainda hoje os resultados finais das presidenciais de 09 de julho.
Joko Widodo, de 53 anos, é considerado pelos apoiantes como o candidato que vai prosseguir as reformas democráticas da era pós-Suharto (1967-1998). Este antigo vendedor de móveis é o primeiro candidato presidencial sem ligações à ditadura do passado.
Prabowo Subianto, de 62 anos, é um antigo genro de Suharto, que reconheceu ter ordenado o sequestro de militantes pró-democracia no final da era Suharto e algumas ONG acusam-o de ter cometido violações dos direitos humanos em Timor-Leste, durante a luta pela independência do território, duramente reprimida pelas forças especiais que comandava.
Depois da queda de Suharto, Prabowo deixou o exército e exilou-se durante alguns anos na Jordânia, onde se tornou num empresário de sucesso. Regressou à política em 2009.
O vencedor do escrutínio sucede ao Presidente Susilo Bambang Yudhoyono, impedido pela Constituição de se voltar a candidatar depois de ter cumprido dois mandatos de cinco anos.