Google injeta 150 milhões no jornalismo digital europeu
Uma espécie de início de paz entre o Google e os media, no valor de 150 milhões de euros. É este o fundo de investimento que o gigante da web irá "injetar" no futuro do jornalismo digital europeu, com a criação do Digital News Initiative, a parceria apresentada ontem que vai colocar o motor de busca a trabalhar em conjunto com, para já, oito orgãos de comunicação social na Europa: o jornal Les Echos de França, os britânicos Financial Times e The Guardian, os alemães FAZ e Die Zeit, o italiano La Stampa, o espanhol El Pais e o grupo holandês NRC Group. O objetivo, esse, é "oferecer apoio a um ecossistema de notícias sustentável e promover a inovação no jornalismo online através da colaboração contínua e do diálogo entre a tecnologia e a produção de notícias", lê-se no comunicado do Google.
Através do desenvolvimento de novas formas de noticiar pela web, do apoio informático que pretende inovar a forma de fazer jornalismo digital e da formação de jornalistas e redações no que toca às notícias no mundo do online, o Google mostra, assim, que quer acabar com o braço-de-ferro que tem marcado a sua relação com os media. Entre outras questões, vários orgãos de comunicação social exigiam ao Google que pagasse os direitos de propriedade intelectual por agregar ou reproduzir os conteúdos de media online no motor de busca, o que gerou já alguma discussão e a proibição do Google News por alguns países.
"A Internet oferece oportunidades gigantes para a criação e disseminação de jornalismo de qualidade. Mas existem dúvidas legítimas sobre se esse nível de qualidade se consegue manter na era digital. Através da Digital News Initiative, o Google vai trabalhar lado a lado com editores para ajudar a desenvolver modelos mais sustentáveis para o setor da produção de notícias. Isto é apenas o início e lançamos o repto para que outros se juntem a nós", frisou o presidente para as relações estratégicas do Google na Europa, Carlo D"Asaro Biondo.
Com uma duração mínima de três anos, a Digital News Initiative concentra-se em três áreas principais. Uma delas é o desenvolvimento de produtos, na qual será criado "um grupo de trabalho" que explore projetos que possam "aumentar o lucro, o tráfego e a fidelização do público" em forma de vídeos, aplicações, publicidade, conteúdos pagos ou do Google News, lê-se no comunicado. A segunda área é o apoio à inovação. O dinheiro financiado pelo Google serve para desenvolver "novas formas de pensar o jornalismo digital e explorar os conceitos de inovação, viabilidade e potencial impacto". A terceira diz respeito à formação e investigação. O gigante da web quer investir na formação e desenvolvimento de competências técnicas das redações, vai oferecer bolsas de investigação académica e um relatório da Reuters Institute Digital sobre o consumo de notícias e o comportamento dos cibernautas europeus nos últimos 20 anos.