GNR resgata 49 migrantes no mar Egeu

O resgate aconteceu no sábado e envolveu um grupo em que estavam 22 crianças, sete mulheres e 20 homens, provenientes da Síria (26) e do Iraque (23)
Publicado a
Atualizado a

A GNR resgatou 49 migrantes no mar Egeu, através da Unidade de Controlo Costeiro, que tem militares destacados na ilha de Kastellorizo, na Grécia, anunciou hoje esta força de segurança.

Os militares portugueses estão inseridos na missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX).

O resgate aconteceu no sábado e envolveu um grupo em que estavam 22 crianças, sete mulheres e 20 homens, provenientes da Síria (26) e do Iraque (23).

O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo, quando as pessoas foram detetadas num barco de borracha "à deriva e sem condições", afirma a GNR em comunicado.

Os migrantes foram transportados para a embarcação portuguesa e encaminhados para as autoridades gregas.

"Desde o dia 01 de março, a força portuguesa destacada em Samos e Kastellorizo já resgatou 939 migrantes, dos quais 389 são crianças, 230 mulheres e 320 homens", de acordo com o documento.

A GNR precisa que o principal objetivo desta operação é prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, "contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt