GNR apresenta viatura equipada com desfibrilhadores

A primeira viatura de patrulhamento da GNR equipada com um desfibrilhador automático externo (DAE) vai ser hoje apresentada em Monsaraz, concelho de Reguengos de Monsaraz, numa iniciativa que tem o arranque no Alentejo.
Publicado a
Atualizado a

A viatura hoje apresentada, numa cerimónia que conta com a presença do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, pertence ao posto territorial de Telheiro/Monsaraz, o que a transforma na primeira localidade a dispor de um carro de patrulha com DAE.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, esta iniciativa arranca no Alentejo e integra-se no conceito do policiamento de proximidade. As normais viaturas de patrulhamento passam a estar equipadas com DAE e os militares a deterem formação específica e certificação na utilização de DAE, para resposta a casos de emergência de paragem cardiorrespiratória.

Para a corporação, este passo representa "uma enorme mais-valia no início do socorro a vítimas de paragem cardiorrespiratória, até chegada de ajuda diferenciada".

Depois de Monsaraz, a GNR vai instalar viaturas de patrulhamento equipadas com DAE no posto territorial de Vendas Novas e no posto de trânsito de Estremoz.

Numa nota enviada à imprensa, a corporação adianta que pretende alargar, a curto e médio prazo, esta viatura a todo o dispositivo da Guarda.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt