GNR apreendeu duas focas do circo Chen

A GNR anunciou hoje a apreensão de duas otárias - espécie de focas - no circo Chen, que está instalado em Entrecampos, em Lisboa, por não terem registo ao abrigo da convenção sobre comércio internacional de animais selvagens.
Publicado a
Atualizado a

Segundo um comunicado da GNR, a apreensão, feita pelo Núcleo de Proteção Ambiental do Comando Territorial de Sintra da GNR numa ação conjunta com o Instituto de Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF) ocorreu hoje ao início da tarde, na sequência da "Operação Coliseu 2013".

Segundo o responsável do Núcleo de Proteção Ambiental do Comando Territorial de Lisboa da GNR, capitão Alves, em declarações à Lusa, a "Operação Coliseu 2013", de fiscalização a circos com animais, está a ser realizada a nível nacional.

De acordo com a mesma fonte, os animais "não têm registo ao abrigo da convenção CITES (Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção)".

A 3 de dezembro, a GNR apreendera nove leões do circo Victor Hugo Cardinali, instalado no Parque das Nações, em Lisboa, pela mesma razão.

O circo Chen, tal como o circo Victor Hugo Cardinali, fica agora sujeito a uma contraordenação cujo montante mínimo é de 38.500 euros.

A nota hoje divulgada adianta que "os animais foram confiados ao fiel depositário nomeado", o responsável pelo circo Chen.

Os espetáculos do circo Chen em Entrecampos começaram a 29 de novembro e prolongam-se até 12 de janeiro.

A relações públicas do circo Chen, Maria João, contactada pela Lusa, confirmou ter havido hoje uma inspeção aos animais, mas afirmou não ter conhecimento "de mais nada".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt