Gladiadores da Roma antiga eram "quase vegetarianos"
Investigadores da Universidade de Medicina de Viena, Áustria, analisaram os ossos num cemitério onde muitos gladiadores do império romano foram enterrados e concluíram que estes praticamente não comiam carne.
Além de uma dieta de cereais e outros vegetais, os gladiadores ingeriam uma bebida feita de cinzas de plantas, uma forma de tónico que, supostamente, ajudava a recuperar do cansaço e das feridas, noticia hoje a BBC.
"As cinzas de plantas eram consumidas para fortificar o corpo e ajudar à recuperação de ossos partidos", diz à BBC Fabian Kanz, do departamento de medicina forense da Universidade de Viena.
Estas conclusões basearam-se na escavação de 22 túmulos com cerca de 1800 anos situados na antiga cidade romana de Éfeso, hoje na Turquia.
Na escavação foram encontrados ossos de duas pessoas que, aparentemente, tiveram outro tipo de alimentação, mais rica em proteína animal. Mas uma vez que os gladiadores provinham de várias partes do império - e muitos morriam em pouco tempo - este tipo de discrepância era previsível.