Girafa bebé recebe aparelho ortopédico para corrigir problema nas pernas
Uma cria de girafa de três meses do Safari Park do Zoo de San Diego, nos Estados Unidos, recebeu uma nova esperança para a sua ainda curta vida graças à intervenção rápida das equipas de saúde e cuidado da vida selvagem da instituição para corrigir as deficiências que ameaçavam a sua sobrevivência.
Msituni, assim se chama a cria e que se significa "na floresta" em swahilii, recebu um par de cintas ortopédicas feitas especialmente para ela e que se prendem às patas dianteiras para ajudar a corrigir uma hiperextensão do carpo, ossos equivalentes aos do pulso humano. Este problema impedia a cria de dobrar as pernas corretamente e era-lhe difícil levantar-se e andar.
As hipóteses de Msituni sobreviver sem estes tratamento teriam sido muito baixas, de aocrdo com o Zoo de San Diego. "Estamos muito felizes por ter os recursos e a experiência para intervir e proporcionar a esta jovem cria a oportunidade de uma vida plena", diz Matt Kinney, veterinário sénior do Safari Park do Zoo de San Diego. "Sem estes aparelhos salva-vidas para lhe dar apoio, a posição das suas pernas teria-se tornado cada vez mais dolorosa e progredido até um ponto que ela não seria capaz de ultrapassar".