Gianfranco Rosi vence Festival de Berlim
Fuocoammare (Fire at Sea), de Gianfranco Rosi, recebeu hoje o Urso de Ouro para Melhor Filme do Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Os outros premiados foram:
Urso de Prata Grande Prémio do Júri: Death in Sarajevo, de Dabis Tanovic
Urso de Prata Prémio Alfred Bauer): A Lullaby to the Sorrowfull Mystery, de Lav Diaz
Urso de Prata Melhor Realizador: Mia Hansen-Love, por L'Avenir
Urso de Prata Melhor Atriz: Trine Dyrholm, em The Commune
Urso de Prata Melhor Ator: Majd Mastour em Hed
Urso de Prata Melhor Argumento: Tomas Wasilewski por United States of Love
Urso de Prata Contribuição Artística: Mark Lee Ping-Bing, pela fotografia de Crosscurrent
Veja a lista completa de prémios em todas as categorias no site do festival de Berlim.
Gianfranco Rosi, nascido na Eritreia em 1964, é um realizador italiano conhecido por títulos como o documentário El Sicario, Quarto 164. Em 2013 venceu o Festival de Veneza com o documentário Sacro GRA, que regista a vida de várias famílias que vivem junto à maior auto-estrada da Itália. Em Fire at Sea Rosi aborda o tema dos refugiados na Europa, a partir do ponto de vista de Samuele, um rapaz de 12 anos de Lampedusa.
O Urso de Prata para melhor ator foi para o tunisino Majd Mastoura, pelo desempenho em "Hedi", uma história de amor passada no rescaldo da Primavera Árabe, a vaga de contestação popular, que atravessou vários países do norte de África e do Médio Oriente.
A dinamarquesa Trine Dyrholm ganhou o Urso de Prata para melhor atriz, pelo papel em "The Commune", de Thomas Vinterberg. A atriz de 43 anos interpreta, neste filme, uma mulher enganada à beira de um abismo emocional.
O Urso de Prata de melhor realização da 66.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim foi entregue à cineasta francesa Mia Hansen-Love, pela obra "Things to Come", protagonizada pela atriz Isabelle Huppert. A quinta longa-metragem de Mia Hansen-Love, de 35 anos, conta a história de uma professora de filosofia que enfrenta o fim do seu casamento, ao mesmo tempo que a sua mãe idosa morre.