Gestores da Newshold não são os verdadeiros acionistas

Os administradores da Newshold, empresa na corrida à RTP, ocupam cargos iguais em mais de dez mil empresas no Panamá.
Publicado a
Atualizado a

Os gestores da Pineview Overseas S.A., que detém 91,25% da Newshold, ocupam os mesmos cargos em milhares de empresas, não sendo, portanto, os verdadeiros gestores ou acionistas, notícia o Público.

Edgardo E. Diaz, Fernando A. Gil e Maria Vallarino A., gestores da Pineview Overseas, trabalham na firma de advogados especialista em offshore em todo o mundo, a Aleman Cordero Galindo & Lee. Na quinta-feria, a Newshold emitiu um comunicado a anunciar que está na corrida à privatização ou concessão do canal público televisivo RTP.

Depois de emitir duras críticas a quem acusava a Newshold de ocultar a identidade dos verdadeiros proprietários, com o argumento de que o "acesso à sua identificação completa e rigorosa" era público, a empresa acabou por confirmar que os acionistas são angolanos e portugueses.

Depois de pesquisar os nomes dos três proprietários no portal do Governo do Panamá, vê-se que os mesmos aparecem em conjunto e a ocupar os mesmos cargos de presidente, tesoureiro e secretário, respetivamente, e gestores, numa série de empresas. Fernando A. Gil, por exemplo, aparece associado a cerca de 12 mil, informa o Público.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt