Gana, Argélia, Costa do Marfim e Senegal são os favoritos na CAN

Maior competição africana contará com vários craques durante um mês
Publicado a
Atualizado a

A Taça das Nações Africanas (CAN) dá o pontapé de saída no próximo dia 14 de janeiro, prolongando-se até 5 de fevereiro. A competição realiza-se no Gabão e, teoricamente, Gana, Argélia, Senegal e Costa do Marfim são os principais candidatos a vencer o mais importante torneio de futebol africano - os marfinenses são os atuais detentores do troféu depois do triunfo na edição de 2015.

Vista como um empecilho por parte dos principais clubes europeus, que perdem alguns dos seus principais jogadores quase durante um mês, esta é, ainda assim, uma das principais competições mundiais de seleções, onde se juntarão também muitos craques.

A Argélia é a seleção composta por mais nomes mais sonantes, casos dos jogadores do Leicester City Riyad Mahrez e Islam Slimani (ex-Sporting) ou ainda o portista Brahimi. No Gana, outro dos favoritos, Andre Ayew e Christian Atsu (ex-FC Porto) são as figuras de cartaz, já Sadio Mane (Liverpool) fará as delícias dos adeptos do Senegal, Eric Bailly (Manchester United) estará do lado da Costa do Marfim, ao passo que Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund) tentará um feito para a equipa da casa, o Gabão. Aliás, o goleador gabonês, cujo selecionador é o espanhol José António Camacho, que substituiu em novembro o português Jorge Costa, acredita numa surpresa por parte da sua seleção.

"Trabalhámos para conseguir o melhor resultado de sempre e eu acredito que, a jogar em casa, podemos ser mais fortes que todas as seleções. Podem não considerar-nos como favoritos, mas nós estaremos em campo para vencer todos os jogos. É altura de pôr o Gabão no mapa do futebol mundial", referiu Aubameyang após o sorteio da fase final.

Outra das estrelas da prova, o argelino Mahrez, também sonha com um título que foge há quase 27 anos à sua seleção - desde 1990: "Sabemos que será uma competição muito dura, com várias seleções a lutar pelo primeiro lugar, mas nós temos algo a dizer e queremos voltar a vencer. Só com ambição podemos sonhar com algo assim."

De Portugal, além de Brahimi, destacam-se nesta edição da CAN os avançados Marega (emprestado pelo FC Porto ao V. Guimarães), que está nos eleitos do Mali, e ainda Hassan (Sp. Braga) e Aly Ghazal (Nacional da Madeira), ambos do Egito. Outro dos selecionáveis pela Argélia poderá ser o avançado do Nacional da Madeira Hamzaoui, que leva quatro golos em nove partidas pelos insulares, mas nas últimas convocatórias não fez parte dos eleitos do selecionador.

Destaque também para a presença inédita da Guiné-Bissau na edição deste ano, estando inserida no grupo A, juntamente com a equipa da casa, o Gabão, e ainda o Burkina Faso e os Camarões. Dos 23 convocados guineenses, 15 futebolistas jogam atualmente em Portugal. Desta feita, Angola e Cabo Verde, também dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa não conseguiram a respetiva qualificação para o torneio mais importante africano de futebol.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt