A 17 de junho de 1922, nas águas da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, um hidroavião com dois portugueses a bordo completava uma das maiores façanhas da história da aviação. Gago Coutinho e Sacadura Cabral concluíam a travessia do Atlântico Sul por via aérea, um feito inédito na altura e que mereceu destaque na edição do dia seguinte do DN..A primeira página foi inteiramente dedicada aos dois aviadores. "De novo o heroísmo português abriu na história do mundo uma página gloriosa. Viva Portugal!", podia ler-se..Em fundo estavam imagens dos dois heróis, de um dos hidroaviões em que fizeram a viagem, e a sua rota, por etapas com paragens em Cabo Verde, Canárias e arquipélago Fernando de Noronha, surgia assinalada num mapa. Demoraram 79 dias, embora em voo estivessem apenas 72 horas e 26 minutos..Foi necessário mudar de aeronave quando o Lusitânia ficou danificado na aterragem em águas do arquipélago de São Pedro e São Paulo, já junto ao Brasil. Foi enviado um novo hidroavião, o Santa Cruz, que permitiu finalizar a viagem de 1700 quilómetros.
A 17 de junho de 1922, nas águas da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, um hidroavião com dois portugueses a bordo completava uma das maiores façanhas da história da aviação. Gago Coutinho e Sacadura Cabral concluíam a travessia do Atlântico Sul por via aérea, um feito inédito na altura e que mereceu destaque na edição do dia seguinte do DN..A primeira página foi inteiramente dedicada aos dois aviadores. "De novo o heroísmo português abriu na história do mundo uma página gloriosa. Viva Portugal!", podia ler-se..Em fundo estavam imagens dos dois heróis, de um dos hidroaviões em que fizeram a viagem, e a sua rota, por etapas com paragens em Cabo Verde, Canárias e arquipélago Fernando de Noronha, surgia assinalada num mapa. Demoraram 79 dias, embora em voo estivessem apenas 72 horas e 26 minutos..Foi necessário mudar de aeronave quando o Lusitânia ficou danificado na aterragem em águas do arquipélago de São Pedro e São Paulo, já junto ao Brasil. Foi enviado um novo hidroavião, o Santa Cruz, que permitiu finalizar a viagem de 1700 quilómetros.