Furacão "Michael" sobe para categoria 2 e atinge ventos até 155 km/h
O furacão Michael, atualmente no golfo do México e que deve chegar na quarta-feira à costa dos Estados Unidos, subiu nesta terça-feira para a categoria 2, num máximo de 5, segundo informou o Centro Nacional de Furacões norte-americano.
O Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC, na sigla em inglês) indicou que o furacão atingiu ventos até 155 quilómetros por hora (km/h) e deverá passar, segundo as previsões do organismo, para a categoria 3, quando chegar ao Estado norte-americano da Florida e provocar chuva intensa.
As previsões apontam que o furacão Michael deve atingir na quarta-feira a costa da Florida, antes de avançar, entre quarta-feira à noite e quinta-feira, para os Estados norte-americanos do Alabama, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.
A governadora do Alabama, Kay Ivey, já declarou o estado de emergência naquele estado, medida que permite desbloquear recursos adicionais.
O governador da Florida, Rick Scott, avançou com a mesma medida para os 35 condados que compõem este Estado e mobilizou 500 membros da guarda nacional.
Outros cinco mil elementos da guarda nacional estão em estado de prontidão para um eventual destacamento, precisou Rick Scott.
Na segunda-feira, a tempestade Michael ganhou força e subiu para a categoria de furacão.