Funerária propõe urna para cinzas com a forma da cabeça do falecido criada em impressora 3D
É daqueles casos que apetece dizer: só na América! Uma empresa funerária do estado de Vermont oferece agora a possibilidade de guardar as cinzas da pessoa cremada numa urna que reproduz a sua cabeça. Ou a de outra pessoa qualquer....
Para o conseguir, a Cremation Solutions - que tem como slogan As Tradições de Amanhã - utiliza a mais avançada tecnologia de impressão 3D.
O cliente tem à escolha dois tamanhos: urna de 15,25 centímetros, por 478 euros; e urna em "tamanho real", de cerca de 30 centímetros, por 2072 euros. A maior diferença entre as duas é que a primeira apenas pode conter uma parte das cinzas da pessoa, enquanto a outra tem capacidade para a totalidade.
A pessoa reproduzida pode ser qualquer uma, seja de um famoso - a título de exemplo a Cremation Solutions mostra a reprodução da cabeça de Barack Obama - ou da pessoa falecida. Para reproduzir esta última, basta entregar algumas fotografias, de preferência de frente e de perfil.
A semelhança com a imagem real é grande, mas há uma limitação. Na descrição do produto, a empresa alerta que "a urna pessoal não traz cabelo". Mas sugere soluções: "Podemos adicionar cabelo digitalmente se pretender, como pode ver na amostra com o presidente Obama. Para pessoas com cabelo mais longo, podemos adicionar uma peruca com as especificações desejadas".
A urna pode incluir ainda uma base em mármore e uma placa de identificação.
Mas esta não é a única proposta invulgar da empresa. Também se oferece a possibilidade de colocar a urna (modelo pequeno) no corpo de uma figura de ação, como o Super-Homem ou o Indiana Jones. Veja os exemplos propostos AQUI.