Fundação Champalimaud cria escola de radioterapia
Falando aos jornalistas no final de uma reunião do Conselho de Curadores da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza sublinhou a continuação do reforço da cooperação com instituições cientificas internacionais na investigação com base clínica do cancro.
"A Fundação Champalimaud detém um conjunto de patentes que têm a ver com o diagnóstico precoce e a personalização do tratamento em situação de cancro que são a base da investigação e que vamos desenvolver com efeitos clínicos na área do cancro, numa plataforma conjunta com o Mount Sinai Hospital, de Nova Iorque", disse.
Segundo a responsável, esta colaboração cientifica tem como objetivo prosseguir a procura de tratamentos mais personalizados, adaptados a cada situação concreta e com menos efeitos secundários negativos.
Por outro lado, a presidente da fundação anunciou a montagem de uma escola para formar médicos e outros profissionais de saúde na utilização de aceleradores lineares, que permitem fazer tratamentos de radioterapia de dose única.
Este tratamento substitui o tratamento tradicional fracionado, por tratamentos de dose única, dados em muito menos tempo, com maior concentração e, do ponto de vista de incidência, com maior precisão, especificou.