Funchal e Sagres com níveis extremos de radiações

As regiões do Funchal e de Sagres vão registar hoje um valor extremo de radiação ultravioleta, pelo que a população deve evitar a exposição ao sol, informou o Instituto de Meteorologia (IM).
Publicado a
Atualizado a

De acordo com a mesma fonte, 24 outras regiões, das 27 analisadas pelo IM, vão apresentar um valor muito alto de radiação ultravioleta (UV), cujos valores variam entre os índices oito e dez.

Com o nível muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o 11.

O IM prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao início da tarde.

Prevê igualmente aguaceiros, em geral fracos, a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao início da tarde, mais frequentes no Minho e Douro Litoral, pequena descida da temperatura mínima e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior, em especial do Norte e Centro.

Em Faro prevê-se uma temperatura máxima de 29º Celsius, em Lisboa de 23º e no Porto de 20º.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt