Fuga ao fisco na importação de carros usados

Proprietários de stands portugueses criam empresas de fachada em Espanha para fugirem aos impostos em Portugal
Publicado a
Atualizado a

O negócio da importação de carros usados está a lesar o fisco em milhões. O Jornal de Notícias de hoje avança que há um esquema que está a proliferar e que permite fugir ao pagamento de IVA: os proprietários de stands portugueses criam empresas de fachada em Espanha por onde passam as viaturas importadas antes de chegarem a Portugal. Assim, evita-se o pagamento da taxa de IVA a 23%, pagando-se apenas IVA sobre o lucro declarado e não sobre o valor total do carro.

Segundo a mesma fonte, as Finanças têm detetado dezenas empresas destas, havendo inclusivamente registo de condenações a empresários que usaram este esquema para escapar aos impostos. O JN dá o exemplo de um carro comprado na Alemanha por 20 mil euros e vendido em Portugal por 25 mil: deveria pagar 5750 euros de IVA, mas assim vai pagar apenas 700 euros.

A importação de carros usados tem vindo a aumentar nos últimos anos, escreve o JN, representando cerca de 25% do mercado de viaturas. No ano passado, de acordo com a mesma fonte, terão sido vendidos 45 mil veículos usados vindos do estrangeiro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt