Frutos e oportunidades de construção conjunta de "Uma Faixa, Uma Rota" pertencem a todo mundo
Recentemente, concluiu-se bem sucedidamente o terceiro Fórum Faixa e Rota para Cooperação Internacional. Milhares de convidados e amigos de todo o mundo chegaram a China para celebrar essa iniciativa. Nos últimos 10 anos, graças aos esforços conjuntos de todas as partes, a Iniciativa "Faixa e Rota" atraiu quase 1 bilhão de dólares em investimentos, formou mais de 3000 projetos de cooperação, criou 420 000 empregos e tirou quase 40 milhões de pessoas da pobreza. A construção conjunta da "Faixa e Rota" tornou-se num produto público internacional popular e uma plataforma de cooperação internacional. Essa iniciativa agora é uma "faixa de desenvolvimento" que beneficia o mundo e uma "Rota de felicidade" que beneficia todos os povos.
No seu discurso, o presidente Xi Jinping revisou os resultados frutíferos alcançados nos últimos 10 anos e resumiu experiências. O presidente Xi Jinping anunciou solenemente as oito ações da China para apoiar a alta qualidade da construção conjunta da "Faixa e Rota", como construção de uma rede de conectividade tridimensional, apoio a uma economia mundial aberta, realização de cooperação pragmática, promoção do desenvolvimento verde e promoção da inovação científica e tecnológica, o apoio ao intercâmbio entre pessoas e a melhoria do mecanismo da cooperação internacional. Estas medidas práticas refletem importantes princípios "planejar juntos, construir juntos, e nos beneficiar juntos", a filosofia de cooperação aberta, verde e limpa, e a meta de buscar cooperação de alto padrão, centrada no povo e sustentável, impulsionar a construção de um mundo mais aberto, inclusivo e interconectado para o desenvolvimento comum.
A cooperação "Uma Faixa, Uma Rota" transcende diferenças entre civilizações, culturas, sistemas sociais e fases de desenvolvimento, abriu um novo caminho de intercâmbio entre países, estabeleceu um novo quadro para cooperação internacional. O espírito da Rota da Seda caracterizado por paz e cooperação, abertura e inclusão, aprendizagem mútua e benefícios mútuos constitui a fonte de força mais importante para cooperação "Uma Faixa, Uma Rota". A sua cooperação é baseada na crença de que a chama fica mais alta quando todos buscam e colocam lenha no fogo e de que o apoio mútuo pode nos levar até mais longe. Esta cooperação promove conectividade, benefícios mútuos, desenvolvimento comum, e cooperação de ganhos compartilhados. A confrontação ideológica, a rivalidade geopolítica e a política de blocos não são uma opção para nós. O que nos opomos é sanções unilaterais, coerção económica, desacoplamento e corte de cadeia de suprimentos.
O número de resultados alcançados durante o Fórum foi muito superior ao número da 2ª edição. O Banco de Desenvolvimento da China e o Banco de Importação e Exportação da China estabelecerá respectivamente a sua janela de financiamento de 350 mil milhões de yuan chinês e o Fórum da Rota da Seda receberá um aporte adicional de 80 mil milhões de yuan chinês. Esses resultados frutíferos e ações práticas impulsionarão o crescimento da economia mundial e promoverão o desenvolvimento conjunto à escala global. No total, 458 resultados foram alcançados durante o Fórum, destacando-se as iniciativas de aprofundamento da cooperação de conectividade, de desenvolvimento verde, de cooperação internacional da economia digital, entre outros projetos importantes. Definiram também metas concretas como oferecerá 100 mil vagas de capacitação aos países parceiros até 2030, terá 100 laboratórios criados junto com outras partes em 5 anos, etc. São concluídos acordos de cooperação equivalentes a 97,2 mil milhões de dólares americanos no Fórum Empresarial realizado durante o presente Fórum, contribuindo para que os países parceiros tenham mais postos de emprego e crescimento económico. Todos esses resultados tangíveis de cooperação constituem votos de apoio e confiança pelos parceiros da referida iniciativa, comprovando plenamente que pertencem ao mundo os frutos e oportunidades da cooperação "Uma Faixa, Uma Rota".
A China e Portugal mantêm sempre a amizade de confiança mútua e parceria de desenvolvimento conjunto. Iniciou a nova era da cooperação sino-portuguesa a luz da visita de Estado a Portugal do presidente Xi Jinping em dezembro de 2018, durante a qual foi assinado o Memorando de Entendimento entre os dois governos sobre a Iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota". Desde então, a China e Portugal plantaram as sementes da esperança para a cooperação "Uma Faixa, Uma Rota" e obtiveram resultados frutíferos através do trabalho árduo e do cuidado dos dois povos.
Perante o futuro, a China está com grande vontade de aproveitar as oportunidades do Terceiro Fórum da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota" e do 45.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Andando de mãos dadas no sentido de criar mais sinergia entre estratégias e estreitar os laços de cooperação, a China e Portugal vão abraçar o novo desenvolvimento de maior qualidade e nível superior na cooperação "Uma Faixa, Uma Rota", fazendo com que os dois povos obtenham mais sensação de ganho, êxito e felicidade, contribuindo para a promoção do crescimento económico global e para a construção da comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.
Embaixador da China em Portugal