Frelimo reconhece derrota em Nampula e felicita MDM

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, reconheceu hoje a derrota nas eleições municipais de domingo no município de Nampula, terceira maior cidade do país, felicitando o MDM, terceiro maior partido da oposição, pela vitória.
Publicado a
Atualizado a

Resultados da contagem intermédia da Comissão de Eleições da Cidade de Nampula divulgados hoje colocam o candidato do MDM (Movimento Democrático de Moçambique), Mahamudo Amurane, à frente, com 53,8 por cento de um total de 80% processados e o seu partido como vitorioso na disputa para a assembleia municipal, com 51,9%.

O candidato da Frelimo, Absalão Siuéia, segue em segundo lugar com 41,07% e o partido também em segundo, com 44% de votos.

"Os resultados preliminares até aqui divulgados pelos órgãos competentes demonstram que não lograremos sucesso nesta cidade. Felicitamos o professor Mahamudo Amurane pela vitória obtida na cidade de Nampula. Tal como nos ensina a sabedoria popular, perdemos a batalha, mas não perdemos a guerra. A luta continua", disse o porta-voz da Frelimo, Damião José, em comunicado de imprensa.

Com o triunfo em Nampula, a primeira vez por um partido da oposição no município, o MDM protagoniza a situação inédita de ganhar as eleições municipais em três das quatro principais cidades moçambicano.

Além de Nampula, o MDM ganhou nos municípios da Beira e Quelimane, centro do país, nas eleições realizadas a 20 de novembro, em 52 dos 53 municípios do país.

A Frelimo venceu em 50 municipais, incluindo na capital moçambicana, Maputo.

O principal partido da oposição, Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), boicotou as eleições autárquicas, em protesto contra a alegada partidarização dos órgãos eleitorais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt