François Hollande fez operação secreta à próstata

A presidência francesa foi hoje obrigada a confirmar que François Hollande se submeteu a uma operação à próstata em fevereiro de 2011, poucas semanas antes de se candidatar às primárias socialistas.
Publicado a
Atualizado a

A rádio France Info noticiou que o presidente fez esta cirurgia em segredo, o que levou o Palácio do Eliseu a confirmar que este esteve hospitalizado nessa data para uma hipertrofia benigna da próstata. A presidência francesa garantiu que se tratou de um problema benigno, sem qualquer impacto na saúde de François Hollande, 59 anos, e sem necessidade de acompanhamento médico.

De acordo com a rádio, o presidente submeteu-se a dois procedimentos no hospital Cochin de Paris: o primeiro consistiu numa série de exames; e o segundo foi a cirurgia. No total, Hollande terá estado internado durante uma semana.

Na agenda do então candidato à liderança socialista não consta, no entanto, qualquer indicação sobre a cirurgia.

Em fevereiro de 2012, quando ainda era candidato presidencial, Hollande afirmou ao site Quotidien du Médicin ter feito um exame médico muito completo e mostrou-se disposto a publicar regularmente informações relacionadas com a sua saúde, desde que se mantivesse o respeito pela intimidade.

Em junho, um mês depois de ter ganho as eleições presidenciais, François Hollande comprometeu-se a publicar um boletim de saúde de seis em seis meses. Até hoje, fê-lo duas vezes e, segundo a France Info, de forma lacónica, sem revelar nada de anormal.

A hipertrofia benigna da próstata é um problema que se traduz no aumento do volume da próstata e na consequente compressão de outros órgãos, comum nos homens a partir dos 40/50 anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt