Francisco José Viegas volta a dirigir a revista Ler
Francisco José Viegas dirigia a Ler desde 2008, cargo que acumulava com o de responsável editorial da Quetzal, até à tomada de posse como secretário de Estado da Cultura do XIX Governo Constitucional, no dia 21 de junho de 2011.
Antes de 2008, o escritor já tinha dirigido a revista, abandonado o cargo em 2006, quando assumiu a direção da Casa Fernando Pessoa, onde se manteve dois anos.
O escritor abandonou as funções de secretário de Estado "por razões de saúde", segundo o comunicado oficial, no dia 26 de outubro passado.
A obra de Francisco José Viegas inclui poesia, romance, livros de viagens, teatro, crónica e até literatura policial e infanto-juvenil, designadamente "Se Eu Fosse... Nacionalidades", editado em 2010.
A sua primeira obra foi dada à estampa em 1978, o livro de poemas, "O Verão e Depois". O primeiro romance, "Regresso por um Rio", surgiu em 1987.
O seu romance policial "Longe de Manaus" (2006) valeu-lhe o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.
Francisco José Viegas tem publicados 12 títulos de romance e o próximo, "O colecionador de erva", será publicado em março.
O escritor, natural de Pocinho, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, completa 51 anos, no dia 14 de março.