Francisco e Bento XVI falaram durante 45 minutos

(COM VÍDEO) O Papa Francisco e o seu antecessor, Bento XVI, tiveram um encontro "privado" de cerca de 45 minutos, antes de almoçarem juntos na residência de verão dos papas em Castel Gandolfo, indicou o Vaticano.
Publicado a
Atualizado a

Encontro inédito entre dois papas, um emérito, o outro em exercício, a conversa durou "entre 40 e 45 minutos", declarou aos jornalistas o porta-voz do Vaticano.

Depois deste encontro privado, o almoço decorreu na companhia dos secretários privados de Francisco e Bento XVI, Alfred Xuereb e Georg Gänswein. Este último, além de secretário pessoal de Bento XVI é também prefeito da Casa Pontifícia.

Veja aqui o vídeo do encontro:

[youtube:uYfwmRxpGhw]

O papa argentino deixou o Vaticano de helicóptero e chegou a Castel Gandolfo por volta das 11:30.

Desde que foi eleito, há 10 dias, o papa Francisco tem homenageado várias vezes o seu antecessor e telefonou-lhe pouco depois de ter sido escolhido para lhe suceder, no passado dia 13.

Nesse mesmo dia, na sua primeira aparição na varanda da basílica de São Pedro, Francisco pediu aos fiéis para rezarem por Bento XVI.

Dias depois, num encontro com os cardeais, elogiou a "bondade" do papa emérito e considerou que a sua resignação foi um gesto "corajoso e humilde".

Bento XVI, 85 anos, anunciou a 11 de fevereiro a decisão histórica de renunciar ao cargo devido "à idade avançada". Esta decisão causou surpresa geral.

Desde dia 28, quando deixou o Vaticano o papa está na residência de verão dos papas, em Castel Gandolfo, a 30 quilómetros de Roma.

No final de abril, o papa emérito regressará ao Vaticano e ficará instalado num antigo mosteiro, perto do seu sucessor.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt