Francisco Assis e Jorge Lacão fogem à polémica

O líder parlamentar do PS e o ministro dos Assuntos Parlamentares recusaram-se hoje, sexta-feira, a falar sobre a eventual redução do número de deputados.
Publicado a
Atualizado a

Francisco Assis, cujo Grupo Parlamentar é totalmente contrário a uma redução do número de deputados, foi ao final da manhã confrontado pelos jornalistas com a disponibilidade de o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, se reunir em breve com o líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, no sentido de analisar uma reforma do sistema eleitoral para a Assembleia da República. No entanto, ao contrário do que lhe é habitual, Assis fugiu aos jornalistas e entrou apressadamente no seu gabinete, recusando-se a fazer qualquer comentário.

Assis demonstrou até alguma irritação com a insistência dos jornalistas na questão da redução do número de deputados: "Já disse que sobre esse assunto neste momento não quero dizer mais nada". "Não faço mais comentários, sou dono das minhas palavras, digo o quer quero dizer quando quero dizer. Neste momento, não quero dizer nada sobre esse assunto", respondeu.

Duas horas antes, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, também se tinha escusado a falar sobre a controvérsia gerada pelo teor da sua entrevista ao "Diário Económico", em que defendeu a redução do número de deputados. "Hoje esse não é o tema. Sobre essa matéria disse o que tinha a dizer, não há mais a acrescentar", declarou Jorge Lacão, depois de questionado se se sentia isolado no plano político, com o grupo parlamentar do PS e o Governo a recusarem qualquer iniciativa para diminuir o número de deputados.

Instado a comentar se tem condições políticas para se manter no cargo - o que já foi questionado por deputados socialistas -, o ministro voltou a recusar responder: "Não tenho mais nada a declarar sobre essa matéria", afirmou. O ministro também não esclareceu quando irá reunir-se com o líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt