Franceses têm de pedalar muito para apanhar Portugal

Jogadores da seleção nacional mais ganhadores do que os gauleses. São 43 troféus a mais e em Ligas dos Campeões a goleada é grande
Publicado a
Atualizado a

A França, como seleção, tem um palmarés muito superior a Portugal, do qual constam um Mundial e dois Europeus de futebol. No entanto, se analisarmos o palmarés dos 23 selecionados, chegamos a uma conclusão surpreendente; para a final de amanhã, Portugal não pode invocar uma mentalidade menos ganhadora - bem pelo contrário. O currículo dos futebolistas portugueses, com 156 troféus, é muito mais rico e preenchido do que o dos seus adversários, que não passa dos 113.

Antes de irmos ao detalhe atentemos apenas ao duelo individual que opõe Griezmann a Ronaldo. O francês tem sido a grande figura da França neste Europeu, é até o melhor marcador com seis golos, mas o que já ganhou no Atlético de Madrid? Pois, muitos vão ficar surpreendidos se dissermos que Griezmann tem apenas uma Supertaça espanhola. Já Ronaldo precisa de umas boas folhas de papel para exibir as três Ligas dos Campeões, os dois Mundiais de Clubes, uma Supertaça europeia, quatro campeonatos, três taças dos países em que jogou, três supertaças e mais duas Taças da Liga inglesa. E deixemos de lado as três Bolas de Ouro, porque o exercício feito pelo DN contempla só títulos coletivos.

Evra, uma exceção

Debrucemo-nos sobre a prova rainha a nível de clubes, a Liga dos Campeões. Entre os 23 selecionados da França há uma Liga dos Campeões conquistada. E o feito é do veterano defesa-esquerdo Patrice Evra que na temporada 2007/08 arrebatou, em Moscovo, o troféu ao lado de Nani e Ronaldo com as cores do Manchester United diante do Chelsea.

Para uma Liga dos Campeões entre a comitiva francesa (Evra), os portugueses têm oito para mostrar. Ronaldo tem três, mas logo a seguir surgem duas de Pepe e uma para Ricardo Carvalho (FC Porto), Nani (Manchester United) e Ricardo Quaresma (Inter de Milão).

Em Ligas Europa, novo triunfo para Portugal (2-1), aqui com a ajuda de Moutinho e de Ricardo Carvalho que, é bom dizer, dos 46 analisados é quem tem mais títulos - 20 -, número igualado por Evra. Logo atrás aparecem Ronaldo e Quaresma com 18 troféus. O segundo futebolista francês da lista é o médio Matuidi... com 11 títulos, numa posição inferior a Bruno Alves (15), Nani (14) e Moutinho (12).

E depois Portugal também exibe troféus que não constam na listagem gaulesa; duas Supertaças Europeias - cortesia de Pepe e Ronaldo - e uma Taça Intertoto, através de Eduardo. Também em Mundiais de Clubes a diferença é significativa e olhando a troféus europeus talvez por aqui se comece a explicar a disparidade numérica e quantitativa de uma e de outra seleção, o que deita por terra o argumento de que a França tem muito mais experiência. Historicamente terá, mas estes jogadores perdem de forma estrondosa com os comandados de Fernando Santos.

Portugal só perde em Taças da Liga e por um valor escasso - quatro - o que pode ser observado por outro parâmetro e que tem a ver com a longevidade da Taça da Liga em França ao passo que em Portugal ainda só foram disputadas nove edições. Contudo, em taças de país, Portugal consegue uma vantagem de duas dezenas de unidades.

Os famosos cinco

Há cinco futebolistas entre os 23 de cada seleção sem títulos. E curiosamente os três de Portugal foram titulares no último jogo. Falamos de José Fonte, Raphael Guerreiro e Danilo. Se o primeiro está na fase descendente da carreira, o lateral e o médio irão certamente ganhar. Primeiro devido à juventude, segundo porque vão representar ou já representam, respetivamente, Dortmund e FC Porto. Entre os franceses os dois desafortunados são o guarda-redes Costil (Rennes) e o médio Sissoko (Newcastle). Uma coisa é certa: os famosos cinco vão passar a dois ou a três, conforme o resultado de amanhã.

E os treinadores?

Didier Deschamps ganha por uma unha negra a Fernando Santos em número de títulos (7-6), mas o técnico gaulês tem uma valente pedra no sapato. Na época 2003/2004 podia ter conquistado a Liga dos Campeões, tendo marcado presença na final ao serviço do Mónaco. Contudo, nesse dia defrontou Ricardo Carvalho e perdeu para um treinador português, José Mourinho, que orientava o FC Porto. Que a tradição se mantenha...

PORTUGAL

8 Ligas dos Campeões

2 Ligas Europa

6 Mundiais de Clubes

2 Supertaças Europeias

1 Taça Intertoto

44 Campeonatos

43 Taças

37 Supertaças

13 Taças da Liga

TOTAL: 156

FRANÇA

1 Liga dos Campeões

1 Liga Europa

1 Mundial de Clubes

35 Campeonatos

23 Taças

35 Supertaças

17 Taças da Liga

TOTAL: 113

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt