Frances estreia-se em Portugal no Cool Jazz Fest
Ainda não tem qualquer disco gravado, mas já é considerada por alguns críticos do seu país como a nova Adele. Uma das estrelas em maior ascensão do ano, a jovem cantora britânica Frances, de apenas 22 anos, é a última confirmação para o cartaz do EDP Cool Jazz Fest, onde atuará no dia 13 de julho, no Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, naquela que será a sua estreia ao vivo em Portugal.
Nascida em Oxford, esta antiga estudante do Instituto de Artes Performativas de Liverpool deu-se a conhecer há dois anos, quando editou o single Fire May Save You e a partir daí a sua vida mudou por completo. Seguiram-se os EP"s Grow e Let it Out, ambos lançados em 2015, que lhe valeram a nomeação para o prémio "escolha da crítica" dos últimos Brit Awards e para os prémios BBC Sound of 2016.
Com uma sonoridade marcada pelo som do seu piano, que vagueia entre a pop, a folk e a soul, Frances escreve e produz a sua própria música e é conhecida do público português devido ao tema Grow, que serviu de banda sonora para a campanha comemorativa dos 40 anos da EDP, a empresa patrocinadora do Cool Jazz Fest. Desde a estreia do anúncio, Grow é o tema mais pesquisado no Shazam em Portugal, está em primeiro lugar no iTunes e em apenas 2 semanas entrou para o top 20 de AirPlay das rádio nacionais.
Para além de Frances, o cartaz do Cool Jazz Fest, incluyi ainda nomes como Jill Scott (12 de julho), The Cinematic Orchestra (17 de julho), Seal (20 de julho) Stacey Kent (21 de julho), Koop Oscar Orchestra + Nouvelle Vague (23 de julho), Omara Portuondo & Diego el Cigala + Luís Represas com Paulo Flores (26 de julho) e Marisa Monte convida Carminho (27 de julho).