Fotos da bebé Isabel nos 84 anos da Rainha

Aniversário da monarca vai ser assinalado com exposição no Castelo de Windsor. Fotografias foram tiradas em 1926 e 1927
Publicado a
Atualizado a

Ao meio-dia em ponto ouviu-se o primeiro dos 41 disparos de canhão que assinalaram os 84 anos da Rainha Isabel II. Mas o que está a chamar a atenção da imprensa neste aniversário real da monarca (as celebrações oficiais são feitas a 12 de Junho) é o conjunto de fotografias em exibição a partir de sábado no Castelo de Windsor. Nelas pode ver-se a pequena Isabel com os pais e também sozinha, numa série de retratos que foram enviados aos seus pais, durante uma viagem de seis meses dos duques de York - mais tarde rei Jorge VI e rainha Isabel - pela Austrália e Nova Zelândia.

Tiradas pelo fotógrafo oficial da Casa Real britânica Marcus Adams, as fotografias mostram uma princesa Isabel bem disposta e sorridente. Raramente vistas em público, as imagens revelam uma bebé de cabelos louros e rebeldes, pés descalços, a brincar com uns óculos ou com um colar. Duas das fotografias foram mantidas pela Rainha Mãe na sua residência de Clarence House até à sua morte, em 2002, aos 101 anos.

A colecção de fotografias inclui retratos dos príncipes com a filha mais velha antes de partirem para a Austrália e Nova Zelândia e outros depois do regresso, em Junho de 1927. Durante a viagem, a duquesa deixara ordens para que a bebé fosse levada ao estúdio de Adams e fotografada de todos os ângulos. As imagens eram depois enviadas para os duques, de forma a matarem saudades da filha. "Certamente a duquesa não terá ficado feliz por deixar a bebé tanto tempo. Basta ler o seu diário para o perceber", explicou a curadora da exposição no Castelo de Windsor ao Daily Telegraph. Lisa Heighway admitiu que "na altura era normal os membros da família real viajarem durante longos períodos e deixarem os filhos em casa. Ninguém achava estranho, enquanto que se fosse hoje não faltariam as críticas".

Além das fotografias, a exposição apresenta ainda uma carta enviada pela ama da princesa Isabel, Clara Knight, aos duques de York. No curto bilhete, Knight refere-se à fotografia que o acompanha e na qual a bebé surge a rir de boca aberta. "Se a mamã olhar para a minha boca com óculos de aumentar, poderá ver os meus dois dentinhos", escreveu a ama. Quando voltou da sua viagem ao outro lado do mundo, a duquesa de York terá confessado ao fotógrafo Adams que as imagens da filha eram " a sua vida".

No trono desde 1952, Isabel II é um dos monarcas há mais tempo no poder. Soberana de 16 Estados independentes, Isabel II vê o seu aniversário assinalado um pouco por todo o mundo, da Austrália ao Canadá. Mas as celebrações oficiais, geralmente assinaladas com festas nas embaixadas, ficam para Junho. Ontem foi em casa, rodeada apenas da família, que Isabel II passou o 84.º aniversário.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt