Olímpica Teresa Portela acredita atingir a final (C/FOTO)

Teresa Portela (K1) reforça em 2009, com 21 anos, o estatuto de melhor canoísta feminina portuguesa da actualidade e vai apresentar-se nos Europeus da Alemanha "determinada a atingir a final".
Publicado a
Atualizado a

"Em 2008 competi pela primeira vez em K1 enquanto sénior e fui 12.ª nos Europeus, resultado que me valeu um lugar em Pequim2008 (14.º). Este ano, sinto-me mais experiente e confiante e acredito que posso atingir a final. Sei que o fosso para as melhores do Mundo encurtou", disse a futura fisioterapeuta à Agência Lusa.

A canoísta do Gemeses (Esposende) vai ser a mais sacrificada dos portugueses que participam nos Europeus, a disputar de quinta-feira a domingo em Brandenbug an der Havel, na Alemanha, pois vai fazer K1 200 e 500 metros, distâncias que competirá também em K4.

"É um facto que são muitas provas, num programa muito exigente para mim. Na Taça do Mundo fiz este ano três provas e, apesar de ser obviamente cansativo, não me dei mal. Prometo dar o meu melhor em ambas as tripulações", vincou.

O K4, que partilha com Joana Sousa e as também olímpicas Helena Rodrigues e Beatriz Gomes, fez o pleno de finais nas 17 provas em que participou desde que foi formado em 2007 (foi a tripulação portuguesa mais consistente, mas ficou a dois lugares de Pequim2008), mas Teresa sente-se "mais à vontade" no K1.

"O K1 é a embarcação em que me sinto melhor. Não preciso dividir stress com ninguém. Gosto de fazer provas só, apesar de me sentir muito bem neste K4, tripulação com ambiente fantástico e excelentes resultados", esclareceu.

Teresa Portela ambiciona voltar a ser o K1 português nos Jogos Olímpicos Londres2012, "agora com ambições mais sólidas", e acredita que a sua juventude ainda lhe dá margem de progressão: "Devo treinar ainda mais e melhor, apurar a técnica e reforçar a confiança. A experiência que vou adquirindo também é determinante".

"Cresci muito nos Jogos Olímpicos, um evento diferente de todos os outros, pois envolve todo o tipo de sentimentos, onde a responsabilidade é maior. Enquanto sénior, foi apenas a segunda competição em que fiz K1 e aprendi muito. Devo manter-se sempre alerta, pois há cada vez mais valores na canoagem nacional", vincou.

Em termos femininos, Portugal vai apresentar nos Europeus ainda o K2 olímpico Helena Rodrigues/Beatriz Gomes, que com Teresa Portela e Joana Sousa formam o K4.

No sector masculino, competem o K1 Fernando Pimenta, os K2 1.000 Emanuel Silva/David Fernandes e K2 200 e 500 Leonel Correia/João Ribeiro, bem como a C1 Hélder Silva.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt