Fóssil raro de um pterossauro está em leilão na net
Um fóssil raro de pterossauro com mais de 150 millhões de anos está em leilão na internet até domingo, e a leiloeira Catawiki estima que possa vir a ser vendido por uma verba até 235 mil euros. Este tipo de raridades são colocadas à venda por companhias especializadas, neste caso a alemã Fossil Gallery Bad Homburg, com mais de três décadas de existência e que se dedica ao comércio de fósseis, minerais e joias. Os destinatários mais óbvios são os colecionadores, sejam individuais ou institucionais como museus. Ontem ao final do dia, a licitação estava em 33 972 euros.
A Catawiki garantiu, ao DN, que este tipo de objetos são sempre avaliados e certificados da sua originalidade antes de serem colocados a leilão. No caso, o vendedor alemão é uma empresa conceituada na área e com experiência. O fóssil foi recentemente encontrado em Solnhofen Plattenkalk, na Alemanha, e pertence a um pterossauro de grandes dimensões, que se estima remontar ao tempo jurássico.
"Os fósseis na área de Solnhofen estão a tornar-se cada vez mais raros, e ainda assim este pterossauro é um dos mais raros de sempre. Neste sentido, estamos a contar com o interesse de colecionadores e investidores que estejam dispostos a pagar um valor elevado por uma peça tão excecional como esta", explica Alejandro Sánchez, diretor-geral da Catawiki em Portugal. "As grandes dimensões do fóssil e a própria raridade da peça faz que se torne no objeto ideal para estar exposto num museu, por exemplo", diz o espanhol que dirige a plataforma multinacional no mercado ibérico. Os especialistas da Catawiki apontam para valores elevados que este fóssil pode obter, colocado um valor de leilão entre 175 e 235 mil euros.
Além deste pterossauro de grandes dimensões, a plataforma tem em leilão um lote de fósseis exclusivos, com objetos raros que remontam ao tempo jurássico, e que são muito procurados por colecionadores e entusiastas de arte de história natural. Desde uma perna de um dinossauro, com 79 centímetros, e que se estima um valor de 6 mil euros, ou o crânio bastante raro de um auroque, um dos mais intactos já encontrados que pode ser leiloado por 19 mil euros.
N.R. Notícia editada com correção da data do fóssil