Fornecedor de Juan Carlos ligado à mafia chinesa

O responsável por uma das principais empresas de criação de perdizes e fornecedor destes animais ao Rei Juan Carlos está entre os detidos numa operação policial contra a mafia chinesa em Espanha.
Publicado a
Atualizado a

Paxti Garmendia, de 60 anos, é o proprietário da empresa Altube, com sede em Burgos, no País Basco, e foi detido, como os restantes implicados, por branqueamento de capitais e falsificação de documentos.

A Altube é uma das maiores empresas de criação de perdizes vermelhas e na gestão de áreas de caça, escreve o diário El Mundo, e Garmendia é "amigo do Rei desde há muitos anos", segundo uma fonte citada pelo diário.

Conhecido como o "Imperador das Perdizes Vermelhas", Garmendia terá sido anfitrião de Juan Carlos em inúmeras ocasiões, o que não quer dizer que seja amigo deste, pelo menos segundo fontes ligadas ao Rei.

O El Mundo cita uma fonte do Palácio da Zarzuela, residência oficial dos reis espanhóis, que diz ser Garmendia "bom amigo de muitos daqueles que caçam com o Rei e, por isso, é inevitável que muitas vezes estivessem junto nos mesmos lugares".

Segundo o mesmo diário, o proprietário da Altube era também amigo de outro dos detidos na operação policial anti-mafiosa, o ator pornográfico Nacho Vidal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt