Ford mantém-se autarca mas perde poderes executivos

O conselho municipal de Toronto votou hoje a favor de uma moção para retirar poderes ao presidente da Câmara, Rob Ford, no final de uma sessão atribulada que durou cinco horas ao todo.
Publicado a
Atualizado a

As emendas foram votadas umas atrás das outras para suprimir das prerrogativas do mayor, tais como o orçamento ligado às suas funções, mas também uma parte dos funcionários do seu gabinete.

Caído em desgraça por causa do consumo de crack e álcool, Rod Ford não participou na votação por considerar que está em curso "um processo ditatorial" e não "um processo democrático".

Na sexta-feira, o conselho municipal tinha já transferido para o vice-presidente da Câmara de Toronto o poder de nomear os presidentes das comissões municipais e de assegurar, em caso de urgência, a gestão daquela que é a quarta maior cidade da América do Norte.

Vários conselheiros exprimiram, entretanto, o seu desacordo em relação a este procedimento para retirar poderes a Rob Ford. "O que estão a fazer hoje é ilegal e não democrático", declarou, citado pela AFP, Giorgio Mammoliti, aos seus colegas.

Entretanto, o primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, afirmou que vai continuar a trabalhar com Rob Ford, noticiou a mesma agência noticiosa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt