Força Aérea: 5,5 milhões de euros para modernizar C-130 já este ano
Portugal vai investir já este ano 5,5 milhões de euros na modernização de cinco aeronaves C-130, num total de 29 milhões previstos até 2023.
A informação consta do despacho do ministro da Defesa, publicado esta quinta-feira em Diário da República, a autorizar a concretização daquele programa há muito adiado e que tem condicionado o emprego operacional das aeronaves.
[artigo:5212660]
A modernização dos C-130 "é imprescindível para o cumprimento dos requisitos impostos" para os aparelhos poderem atravessar os céus da Europa sem restrições - como sucede há anos - ao nível dos corredores aéreos, velocidades e altitudes, lê-se no despacho.
A modernização dos C-130 vai ser feita através do programa de vendas militares dos EUA, país de origem dos aparelhos, e as verbas estão inscritas na Lei de Programação Militar (LPM).
Os anos de 2018 e 2019 são aqueles em que a fatura será mais elevada, com 6,6 milhões e 6,3 milhões de euros, respetivamente.
A Força Aérea já candidatou cerca de metade do custo do programa a financiamentos europeus, apesar de Bruxelas não financiar programas militares, com o argumento de que os equipamentos a adquirir têm natureza civil.