Foi criada uma equipa mista de prevenção criminal

O novo Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, Antero Luís, decidiu criar uma equipa mista de prevenção criminal para a prevenção dos crimes de furto e roubo às ourivesarias, revelou hoje o seu gabinete.
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado, o gabinete refere que a equipa vai realizar um estudo nacional sobre o fenómeno, "elaborar um plano de acção que combata os roubos em ourivesarias e minimize o sentimento de insegurança de ourives e populações". É igualmente objectivo da equipa mista elaborar e divulgar normas de segurança e realizar campanhas de prevenção, fazer estudo do mercado nacional de venda de artigos de ouro e da legislação reguladora. A equipa pretende também maximizar as competências e valências específicas de cada serviço e força de segurança e aprofundar os mecanismos de cooperação.

A ideia da criação de uma equipa mista surgiu depois de reuniões mantidas, em Janeiro, com a GNR, PSP, PJ, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Serviços de Informações e Segurança (SIS). No início do mês, o Parlamento tinha recomendado ao Governo um reforço dos meios de prevenção e combate aos assaltos a ourivesarias, nomeadamente através de mais patrulhamento nos distritos de Lisboa, Setúbal, Porto e Braga.

A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal diz que entre Novembro e Dezembro do ano passado houve mais de 50 assaltos a ourivesarias e lojas de compra e venda de ouro, números que já aumentarem nos primeiros meses deste ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt