Filmes, dança e livros numa conversa de esplanada

O Pavilhão de Portugal recebe, a partir de hoje, o ciclo de conferências integrado na exposição Da Alma de Portugal, que celebra os 150 anos de vida do Diário de Notícias.
Publicado a
Atualizado a

A entrada é livre e o convite está feito a todos os que queiram ouvir, participar e debater a Cultura. Hoje, a partir das 17.00, na esplanada do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, arranca a primeira de quatro tertúlias integradas na exposição que assinala os 150 anos do Diário de Notícias. Os convidados do debate, moderado por Ana Sousa Dias, subdiretora do DN, irão discutir temas da atualidade cultural.

Gonçalo Waddington, ator, encenador, dramaturgo e argumentista, João Paulo Cotrim, editor da Abysmo, escritor e fundador da Bedeteca Lisboa, e Luísa Taveira, diretora da Companhia Nacional de Bailado, integram o painel da primeira tertúlia. "A exposição mostra a ilustração ao longo dos tempos, desde Stuart de Carvalhais, peças fantásticas que foram publicadas aqui, ao longo de 150 anos, e, mais recentemente, com o André Carrilho, que tem uma grande exposição no Pavihão de Portugal. Como o João Paulo Cotrim é um especialista nessa área, quisemos tê-lo como convidado para podermos falar sobre isso e, ao mesmo tempo, sobre a relação dos editores com os autores, a maneira como ele escolhe, apoia e publica os livros", começa por explicar Ana Sousa Dias. Luísa Taveira, estará presente no debate para ajudar a explicar como é que uma bailarina "passa de um trabalho iminentemente artístico para se tornar, depois, quase uma gestora", acrescenta Ana Sousa Dias.

"O Gonçalo Waddington é um homem muito criativo, com uma cultura fora do comum, que é tão capaz de fazer peças completamente sérias e, ao mesmo tempo, humor. É um ator muito completo. Ele vai estar como pessoa que se dedica à criação em diferentes meios, diferentes ritmos", acrescenta a subdiretora do DN, adianta ainda a subdiretora do DN.

Amanhã, 14 de maio, Nuno Saraiva, subdiretor do DN, é o anfitrião da conversa que vai debater um dos temas mais atuais (e controversos), não só pelo lado empresarial como também em termos de disseminação da informação: Redes sociais e informação. A tertúlia conta com a participação de Fernanda Câncio, jornalista do DN, Rodrigo Moita de Deus, senior partner da agência de comunicação NextPower, e Jacinto Godinho, jornalista da RTP e professor de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa.

A 20 de maio, é a vez da Reportagem, o mais nobre dos géneros jornalísticos, ser discutida no Pavilhão de Portugal. Mónica Bello, diretora adjunta do Diário de Notícias, modera o debate, que conta com a participação de Ricardo Rodrigues, jornalista da Notícias Magazine, Cândida Pinto, repórter e coordenadora da equipa da Grande Reportagem da SIC, e Paulo Moura, jornalista do Público.

DN Jovem: espaço de afirmação e desenvolvimento é o tema da última tertúlia. O debate, que acontece a 24 de maio, será moderado por Catarina Carvalho, diretora da revista Notícias Magazine, e terá como convidados o escritor José Luís Peixoto, o cronista e crítico literário Pedro Mexia, que publicaram textos no extinto suplemento do jornal, e Manuel Dias, que foi editor do DN Jovem. Recordar os nomes que nasceram neste suplemento, criado em 1983, e enfatizar a importância da comunicação social como mentor de novos talentos da escrita, numa era em que a acessibilidade a redes sociais e blogues torna a publicação acessível a todos, serão alguns dos objetivos desta última tertúlia.

A exposição Da Alma de Portugal está patente no Pavilhão de Portugal até 27 de maio (encerra às segundas e terças-feiras), dia para o qual está agendada a Grande Conferência subordinada ao tema Português, língua de Oportunidades.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt