Filme protagonizado por Jeremy Irons rodado em Portugal

A adaptação para cinema de "Comboio Noturno para Lisboa", romance de Pascal Mercier, dirigida por Bille August e protagonizada por Jeremy Irons, será rodada quase na totalidade em Portugal e terá co-produção nacional.
Publicado a
Atualizado a

O início da rodagem de "Comboio Nocturno para Lisboa" está agendado para Fevereiro de 2012 e "99 por cento das filmagens serão em Portugal", disse à Lusa o produtor de cinema Paulo Trancoso. "É uma co-produção entre a Suíça, a Alemanha e Portugal, através da Cinemate", prosseguiu Paulo Trancoso, que, em conjunto com Ana Costa, está encarregado do filme em Portugal. "Comboio Nocturno para Lisboa" conta a história de um professor suíço de grego e latim que, depois de conhecer uma mulher portuguesa, ruma a Lisboa para seguir o percurso de Amadeu de Prado, um médico e poeta que lutou contra a ditadura do Estado Novo de Oliveira Salazar.

O filme, que além de Jeremy Irons contará também no elenco com Vanessa Redgrave e Jack Huston e será falado em inglês, irá envolver actores portugueses. Apesar de ainda estar a decorrer o "casting" final, Paulo Trancoso revelou que Nicolau Breyner "é já um dos nomes escolhidos". A rodagem em Lisboa, e em algumas zonas próximas da capital, deverá durar cerca de dois meses e as equipas de produção já estiveram em Portugal mais do que uma vez para escolherem os locais. "Estamos a tentar estabelecer um protocolo operacional com a Câmara Municipal de Lisboa, com quem já contactámos e que considerou o projeto de interesse", disse Paulo Trancoso.

Mal leu o livro de Pascal Mercier, pseudónimo literário do filósofo Peter Bieri, o produtor português percebeu que o enredo "pode levar Lisboa ao mundo". De imediato contactou a editora de "Comboio Nocturno para Lisboa" "para saber se os direitos cinematográficos estariam livres". Depois deu a conhecer ao produtor suíço envolvido no filme o interesse português em participar numa possível co-produção.

O filme, que deverá chegar às salas de cinema no final de 2012, início de 2013, conta com o apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), em cerca de 200 mil euros. Em "Comboio Nocturno para Lisboa", Paulo Trancoso volta a trabalhar com Bille August, tal como na década de 1990 durante a rodagem de "Casa dos Espíritos".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt