Filme da RTP e Francisco Manso premiado no Montreal Independent Film Festival
O filme "Abandonados", coproduzido pela RTP e pela Francisco Manso - Produção de Audiovisuais, ganhou o prémio Melhor Filme na categoria Best Human Rights (Melhor Direitos Humanos) na seleção de outono de 2023 do Montreal Independent Film Festival.
O filme, dirigido por Francisco Manso, tem por referência o livro "Timor na II Guerra Mundial - Diário do Tenente Pires" (2007), do historiador António Monteiro Cardoso (1950-2016), e como fio condutor a vida do oficial português Manuel Pires, então administrador de Baucau, que tentou retirar o maior número possível de timorenses, portugueses e australianos do território, face à entrada das forças japonesas.
A obra retrata "uma história esquecida, de coragem, de sacrifício sobre-humano, que envolveu uma aliança inédita entre timorenses, australianos e portugueses, que souberam ultrapassar as suas diferenças culturais, unindo-se contra um inimigo comum", indica a apresentação da obra.
"São factos reais que retratam uma faceta muito pouco conhecida. O Governo português de Salazar abandonou completamente estas pessoas, os portugueses que aqui estavam e os timorenses, e isso teve consequências trágicas: estima-se mais de 50 mil timorenses mortos", recordou Francisco Manso à agência Lusa, aquando da estreia do filme, em Díli, em novembro do ano passado.
Estima-se que entre 50 mil e 70 mil pessoas tenham morrido diretamente devido à guerra e outras devido à fome, às doenças e aos trabalhos forçados a que foram obrigadas pelas forças ocupantes.
O filme procura retratar o que o realizador diz ter sido uma "tragédia de proporções incalculáveis", incluindo "zonas de proteção japonesa criadas em Liquiçá e Maubara, que eram campos de concentração terríveis onde não havia o que comer, onde morreram imensas pessoas em condições subumanas".
O ator Marco Delgado encarna o papel do tenente Manuel Pires. Maya Booth, António Pedro Cerdeira, Soraia Tavares, Elmano Sancho, Luís Esparteiro, Virgílio Castelo, Joaquim Nicolau, Vítor Norte, além dos brasileiros José de Abreu e Chico Diaz fazem parte de um elenco de mais de 70 atores, incluindo timorenses, japoneses e chineses.