Fillon e Juppé à frente nas primárias da direita francesa
Numa altura em que estão contabilizados os votos de 4219 das 10228 assembleias, François Fillon surge à frente com 43,3%, seguido de Alain Juppé, com 26,2%. O ex-presidente Nicolas Sarkozy tinha 23,7%.
Se nenhum dos dos dois candidatos mais votados alcançar uma marca superior a 50% dos votos, no próximo domingo haverá uma segunda volta.
Terão participado na primeira volta destas primárias - a segunda volta está marcada para domingo - entre 3,9 e 4,3 milhões de pessoas, segundo uma projeção feita pela Elabe no encerramento das mesas de voto às 19.00 locais (18.00 em Lisboa) a partir de dados fornecidos pela Alta Autoridade da primária, encarregue de supervisionar o escrutínio. De recordar que a primária socialista, em 2011, teve 2,66 milhões de participantes.
A primária da direita era aberta a todos os que aderissem à chamada Carta da Alternância, na qual declaravam "partilhar os valores republicanos da Direita e do Centro". Para votar tinham de pagar dois euros, verba que servirá para suportar os custos desta eleição, orçada em cerca de 8 milhões de euros. O que sobrar será usado na campanha presidencial do vencedor.