Fiat 500e Cabrio, Ao sabor dos novos tempos
Responsável por boa parte do sucesso da Fiat na última década e meia, o 500 renovou-se por completo para se adaptar à nova era da mobilidade, tornando-se totalmente elétrico. No entanto, o 500 não perdeu as características que conquistaram tantos adeptos ao longo dos tempos, desde a primeira geração até à que fez renascer o modelo, em 2007.
Em primeiro lugar, soube manter a inspiração estética no 500 original (com detalhes bem modernos como os faróis LED), mantendo as dimensões igualmente contidas, embora tenha crescido ligeiramente em todos os sentidos graças à nova plataforma pensada apenas para a eletrificação (não haverá motores de combustão no novo 500).
Já no interior, sobressai o visual moderno, com painel de instrumentos digital a que se junta um ecrã tátil central de 10.25 polegadas nesta versão La Prima, a partir da qual é possível configurar praticamente todas as funcionalidades tecnológicas graças ao novo sistema de infoentretenimento Uconnect 5 (compatível com Android Auto e Apple CarPlay). Apesar da redução substancial de botões físicos no tablier, a Fiat manteve os comandos independentes da climatização, havendo também um vão espaçoso entre os dois passageiros da frente. No capítulo da habitabilidade, note-se que o 500e não apresenta grandes ganhos face ao anterior, com dois lugares traseiros "justinhos" e bagageira de apenas 185 litros, claramente à medida das suas aspirações urbanas. No entanto, num habitáculo muito acolhedor e bem construído, há outros pontos de interesse, como os detalhes que evocam a sua proveniência italiana, uns mais escondidos do que outros. Na versão Cabrio, até a capota em lona apresenta o monograma FIAT, assim como os bancos.
A pressão no botão de ignição é acompanhado do silêncio comum dos elétricos, mas o primeiro arranque faz ecoar parte da melodia do filme Amarcord, de Federico Fellini, uma vez mais numa alegre alusão ao seu passado e à intemporalidade da banda sonora composta por Nino Rota para a película de 1973.
O motor elétrico de 87 kW (118 cv) e 220 Nm de binário está montado na dianteira, sendo esta conjugação responsável por excelentes prestações: sempre pronto a acelerar e reativo nas recuperações, graças ao característico binário elétrico deste tipo de motores, o 500e nunca demonstra falta de ritmo. Essa vivacidade permite-lhe não só viver a cidade alegremente, mas também rumar a outras paragens, valendo-se da bateria de 42 kWh (37.3 kWh "úteis"), que lhe vale uma autonomia oficial de 312 quilómetros. Dois dos três modos de condução permitem maior eficiência, os Range e Sherpa, este último capaz de limitar a entrega da potência em prol de um maior alcance. Surpreendentemente eficiente, pode efetivamente rondar os 300 km entre cargas, podendo recarregar em tomadas AC (até 11 kW) e DC (até 85 kW), demorando cerca de 35 minutos neste caso para passar de zero a 80%.
Em suma, o novo 500 elétrico é ótima evolução do modelo anterior (que não sai de cena, ainda), mas reforça itens como a qualidade, a tecnologia, a eficiência e o design, que continua a ser um ponto forte. Os preços começam nos 24.150€ para a versão de 24 kWh "fechada", com esta variante Cabrio La Prima a ter um custo de 37 250 euros.
pjunceiro@globalmediagroup.pt /Motor 24