Festival Paredes de Coura mais perto do público Espanhol

A 18.ª edição do Festival de Paredes de Coura aproxima-se mais, este ano, do público espanhol, ao estabelecer uma parceria com a Junta Metropolitana da Corunha, que com a iniciativa procura também atrair mais portugueses para a região galega.
Publicado a
Atualizado a

'Uma quarta parte dos nossos turistas são portugueses. Ás vezes, por estarmos tão perto, esquecemo-nos da importância de cativar os portugueses', revelou à Lusa Adolfo Neira, responsável pela Junta Metropolitana da Corunha.

A Corunha e a sua área metropolitana tornaram-se, assim, no primeiro patrocinador espanhol na história do festival de música minhoto.

'Alguém tinha de ser o primeiro', brincou Adolfo Neira.

Paredes de Coura representa o 'target de público' ideal para a comarca galega que, através do Plano de Dinamização do Produto Turístico, vai investir 36 mil euros em várias actividades e iniciativas do festival nacional, verba que faz parte do orçamento de quatro milhões de euros do projecto em vigor até 2013.

'Interessa-nos este tipo de público, jovem. O festival tem um ratio de impacto muito grande', salientou Adolfo Neira, destacando as 75 mil pessoas que são esperadas no festival como o primeiro fator de escolha para esta aposta.

O responsável pela Junta Metropolitana da Corunha reconheceu que há um pressuposto base por detrás da aposta em Paredes de Coura: 'As pessoas conhecem muito Vigo, Santiago de Compostela, mas custa-lhes subir mais uns quilómetros para irem à Corunha'.

'É um sítio muito bonito para passar três, quatro dias. Tem muitas praias selvagens, arquitectura, muitos recursos para explorar', frisou Adolfo Neira.

A diversidade da oferta, que varia entre os desportos de aventura e náuticos, os percursos de senderismo (na natureza) ou as referências históricas à presença de celtas, romanos ou exércitos invasores procedentes de França e Inglaterra, são para o responsável da Junta Metropolitana da Corunha um atractivo para todos os que visitam a zona.

Além das riquezas naturais, Neira destacou a programação cultural da Corunha, que inclui festivais como o SONAR, o Importa Xacobeo ou o Noroeste Pop Rock - 'um canal interessante para cativar jovens', o público alvo por excelência do Plano de Dinamização do Produto Turístico.

A parceria com o Festival de Paredes de Coura ainda não tem prevista uma extensão à edição do próximo ano. No entanto, o responsável da Corunha garantiu que, caso o retorno seja o pretendido, esta poderá ser prolongada.
Veja aqui a apresentação do festival

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt