Festival Mozart na Fundação Gulbenkian em Setembro
O Festival da Gulbenkian envolve concertos e filmes que evocam 'a modernidade das perspectivas de realizadores e encenadores', nomeadamente Ingmar Bergman, Peter Sellars ou Peter Greenaway, segundo nota do programa.
'Mozart' de Milos Forman é um dos filmes a exibir, assim como documentários com interpretações de obras de Mozart, gravadas em vídeo, caso da Sinfonia n.º40 pela New Philharmonia Orchestra dirigida por Carlo Maria Giulimi, em 1964.
O concerto de abertura, dia 08 pelas 19:00 no Grande Auditório será pelo ensemble constituído por Elina Vähälä (violino), Diemut Poppen (viola de arco), e Alexander Chaushian (violoncelo) e Ralf Gothóni (piano).
O quarteto interpretará do compositor austríaco o Trio para Piano e Cordas em Si bemol Maior (K 502) e o Quarteto para Piano e Cordas n.º 1 em Sol menor (K 478).
Após o concerto que é comum aos festivais Mozart e Cantabile haverá um encontro entre o público e os músicos no auditório 2 da Fundação.
No âmbito do Festival Mozart, às 21:00, a Orquestra Gulbenkian dá o primeiro concerto da Temporada, dirigida pelo violinista Christian Tetzlaff. A violista Hanna Weinmeister será solista.
O programa do concerto no auditório 1 inclui, além da Sinfonia Concertante (K 364) do compositor austríaco, a Sinfonia n.º80 de Franz Joseph Haydn e 'Noite transfigurada' (opus 14) de Arnold Schönberg.
Segundo nota do programa 'este concerto coloca Mozart (1756-1791) no contexto vienense'.
A programação musical inclui também a ópera 'A Flowering tree' de John Adams, imaginada à volta de 'A flauta mágica' de Mozart, sob a direcção de Joana Carneiro.
A maestrina disse à Lusa que esta foi a primeira ópera que dirigiu como profissional, e é a que mais vezes já fez.
Joana Carneiro afirmou que 'gosta muita da ópera' que evidencia 'a transformação da pessoa através do amor e a capacidade de amar, não se revendo cada uma das pessoas no encontro físico'.
A ópera terá a participação dos cantores líricos Ana Maria Pinto, Noah Stewart, e Job Tomé, o coro e orquestra Gulbenkian, concepção cénica e direcção de actores de Rui Horta.
Neste Festival participam, entre outros, o violinista Florian Zwiauer que se apresentará em três programas diferentes, dois deles, com a Orquestra Gulbenkian sob a sua direção, a Freiburger Barokorchester e o pianista Evgeny Kissin.
A secção de cinema decorrerá de 11 de Setembro a 09 de Outubro no auditório 3 da Fundação.
Do programa constam, entre outros, o filme 'A flauta mágica' (1975) do realizador Ingmar Bergman baseado na ópera homónima de Mozart (dia 11 de Setembro), e a ópera 'Così fan tutte' encenada por Patrice Chéreau, realizada em 2005.
'Amadeus' (1984) de Formam com F. Murray Abraham e Tom Hulce nos principais papéis, é exibido a 19 de Setembro pelas 19:00.
O ciclo inclui ainda a exibição de registos em vídeo de actuações de 'grandes intérpretes mozartianos' entre os quais a soprano Elisabeth Scharzkopf, acompanhada pelo pianista britânico Gerald Moore, numa gravação de 1961.